quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dicas para deixar a sua casa brilhando.

Dica retirada do blog Amélias


Quem não gosta de chegar em casa e sentir o cheirinho de limpeza, pisar descalço e nada grudar nos pés? Enfim, casa limpa é outra coisa.Mantê-la assim por dias não é fácil, às vezes mal acabamos de limpar e já tem gente sujando e bagunçando atrás, ora são os filhos, o marido, o jantar com amigos ou o churrasco do final de semana. Manter a casa limpa não é tarefa fácil, pelo contrário é bem desgastante.
A seguir darei algumas dicas para a limpeza de alguns materiais presentes em nossa casa.


Prata
Apesar de existir aquela latinha famosa para limpeza de prata que adquirimos facilmente nos supermercados, há também outra maneira de limpar a prataria. Afinal não gosto de conhecer somente um caminho para conseguir o resultado que quero na limpeza. Às vezes nos esquecemos de colocar no carrinho de compras e no mercadinho perto de casa não tem o produto, não podemos ficar na mão.


Use um detergente neutro para lavagem. Para retirar manchas escuras e fazer uma limpeza profunda, encha uma panela de alumínio com água e coloque para ferver. A cada 250 ml de água, adicione uma colher de chá de sal e outra de bicarbonato de sódio. Mergulhe a peça nesta solução, com o fogo ainda aceso. Depois de limpa, enxágüe com sabão neutro. O polimento final deve ser feito com uma flanela. Não utilize o lado verde das esponjas de lavar louça, palhas de aço, lustra móveis ou qualquer material de limpeza que não tenha a função de limpar prataria.

Alumínio
Quem não gosta daquela panela brilhando? Até pouco tempo quando víamos uma panela ou assadeira assim, já tínhamos a certeza de que havia muita dedicação de tempo e esforço, hoje temos no mercado o limpa alumínio, que limpa e deixa as suas panelas como espelho.Para ter essas peças sempre bonitas, utilize detergentes e saponáceos que não contenham amoníaco. Se houver manchas persistentes, deixe a peça de molho em uma mistura de vinagre branco dissolvido em água fervente.Não raspe as peças com facas, estiletes, chaves de fenda ou qualquer outro elemento cortante e pontiagudo, pois pode ferir de forma profunda o alumínio comprometendo a sua vida útil e dificultando a limpeza.


Vidro
Aposte na boa e velha água com sabão ou detergente neutro. Existem à venda, nos supermercados, produtos específicos para limpeza de vidros. Para deixá-los transparentes, coloque algumas gotas de vinagre na água e passe um pano (eu uso camisetas de malha velhas, furadas, pois não deixam fiapos). Caso tenham ficado opacos, esfregue-os com um pano umedecido em água e glicerina e enxugue com um pano seco.Evite passar produtos abrasivos, como palha de aço, lixa, ácidos e usar produtos de limpeza destinados a outros materiais.


Madeira
Para a limpeza dos móveis de madeira, o velho e bom lustra móveis resolve.Fique sempre atenta à presença de cupins, pois eles destroem não só seu móvel como tudo o que encontram à base de celulose em sua casa (ou seja, documentos, fotos e outros). Se ao limpar os móveis de madeira perceber um pózinho de madeira aqui ou ali, cuidado, você pode ter novos inquilinos em sua casa. Pode preparar o coração para se desfazer do móvel ou chamar o pessoal da dedetização.Cuidado com objetos pontiagudos ou ásperos que podem comprometer a beleza natural da madeira.Conheço muita gente que tem uma bela peça de madeira, porém riscada aqui, arranhada alí e resolve lixar tudo e pintar, aplicar pátina. É uma solução para quando o estrago já está feito, porém o ideal é sempre prevenir.


Espelho
É maravilhoso olhar-se num espelho sem marcas e fiapos, para conseguir esse resultado molhe na água quente um pano macio e isento de poeira (para evitar riscos na superfície) e passar no espelho. Seque-o com uma pano seco (entra a camiseta velha de novo). Tenha cuidado para não deixar as bordas úmidas.
Caso escolha utilizar produtos específicos para a limpeza dos vidros, prefira os neutros, que não contem amoníaco ou vinagre.Evite borrifar qualquer produto de limpeza direto no espelho. Prefira aplicá-lo em um pano macio. Evite a exposição ao sol, uma vez que a luz e o calor causam manchas, tornando-o escuro.


Pisos de madeira
Ao ver um piso de madeira lustroso pensamos em beleza, bom gosto e um monte de trabalho! É verdade que você precisa cuidar bem de um piso de madeira, mas não é preciso quebrar suas costas se o fizer regularmente.O produto usado para impermeabilizar o piso de madeira determina como cuidar dele. Verniz, goma-laca, poliuretano ou laca são usados para dar acabamento a esses pisos, mas somente o poliuretano não precisa de tratamentos adicionais. A integridade e beleza dos pisos de madeira com acabamento em verniz, goma-laca ou laca podem ser mantidas simplesmente pelo uso de limpadores e ceras à base de solvente. Nunca use água em pisos de madeira, exceto os tratados com poliuretano (esses podem ser limpos com um esfregão úmido). A maneira mais rápida de limpar um piso envernizado ou laqueado é usando uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido em uma pequena área e esfregue com um aplicador de cera. Trabalhe em pequenas áreas de cada vez, na direção do corte da madeira. Retire o excesso com um pano limpo. Use aspirador ou vassoura com cerdas macias. Limpe com um pano úmido bem torcido e quase seco.Não aplique produtos químicos que contenham álcool ou querosene. Cuidado com o sol: os raios ultravioletas descolorem a madeira.


Azulejo
Use uma esponja macia com água e detergente.Para limpar o rejunte, dissolva um copo de água sanitária em um litro de água, molhe uma escova de dentes velha nesta mistura e esfregue as juntas. Depois é só jogar água limpa nos azulejos para enxaguar.Não use produtos corrosivos, pois estes retiram todo o esmalte e brilho dos azulejos. Evite passar a lixa nas juntas para remover a sujeira, pois pode até remover a sujeira, mas de quebra estraga todo o rejunte.


Pisos de lajota e ardósia
A lajota e a ardósia são pisos de pedra natural semelhantes. Ambas têm superfícies porosas e são colocadas com argamassa.Os pisos de lajota e ardósia devem ser impermeabilizados com um impermeabilizante comercial para mosaico e ardósia, nunca com verniz ou laca. Depois que o impermeabilizante secar, aplique duas camadas finas de cera acrílica para chão com um aplicador de cera de cabo longo com almofada de lã de carneiro ou aplique cera em pasta com uma enceradeira. Para fazer isso, use uma espátula para espalhar uma pequena quantidade de cera diretamente sobre as escovas da enceradeira. Passe a enceradeira devagar com movimentos para frente e para trás para aplicar uma camada fina de cera. Quando secar, lustre. Ceras líquidas acumulam no seu chão, fazendo com que você tenha de remover a cera velha e encerar de novo. Depois de aplicar o removedor de acordo com as instruções do fabricante, enxágüe o chão completamente com água limpa e então aplique a cera. Passe o esfregão úmido nos pisos de lajota e ardósia usando água limpa, uma solução de limpeza multiuso em água morna ou água com amaciante de roupas. Torça o esfregão até que não fique pingando e passe no chão em movimentos lentos e firmes. Se o chão recém-limpo secar sem brilho, passe o esfregão novamente usando água com um copo de vinagre. Seu piso vai brilhar!


Tapete
O acúmulo de sujeira tira o brilho e beleza dos tapetes, para mantê-los sempre impecáveis, aspire delicadamente ambos os lados, saiba que gordura e pó tendem a deformar a trama. Coloque água em um balde e com um pano úmido, limpe todo o tapete. Enxague o pano no balde, torça e troque a água se necessário.Lembre-se que o pano deve estar quase seco, de forma que nunca chegue a molhar o tapete.Se cair um líquido, absorva o que for possível com uma esponja ou com um pano, sem esfregar, de fora para dentro.Se cair algo sólido, use uma colher ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder.Quando a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue com um pano seco ou um secador de cabelo, em temperatura média.Quando estiver seco, escove suavemente os pêlos da área tratada, para recolocá-los na posição original.Não passe o aspirador de pó com muita força, pois deixa o tapete careca. Guardá-lo dobrado pode deformar e marcar a peça.
Os produtos líquidos para limpeza de tapetes devem ser usados com uma esponja absorvente. Eles são indicados para manchas mais antigas ou difíceis de eliminar.Você pode optar pelos produtos de limpeza a seco, ideais para eliminar manchas recentes. Eles são eficazes contra gordura, óleo, manteiga e molhos sem corantes.Para obter bons resultados, aplique-os até três horas após a produção da mancha.Espere algumas horas e escove o tapete.O uso de capachos nas entradas, embaixo de cadeiras e em elevadores prolonga a vida útil dos tapetes.


Pisos de concreto
O concreto é muito poroso e absorve manchas rapidamente. Apesar de poucas pessoas serem tão caprichosas a esse ponto, impermeabilizar um piso interno de cimento com um impermeabilizante comercial vai economizar muito tempo a longo prazo, pois precisa de muito menos limpeza.Para um piso de concreto não-impermeabilizado, varra bem toda a sujeira e então lave com uma solução de limpeza multiuso forte ou com a solução de limpeza caseira descrita na primeira seção deste artigo.


O chão da garagem é o maior desafio de limpeza: pisos de cimento absorvem óleo e manchas gordurosas, acumulam detritos e a sujeira trazida da rua. Mas como as pessoas não ficam muito tempo na garagem, você não precisa atacar essa bagunça com muita freqüência. Por mais estranho que isso possa parecer, areia sanitária para gatos pode ser de grande utilidade na garagem. Espalhe um pouco pelo piso para absorver óleo e gordura. Além disso, mantenha a porta da garagem fechada para não acumular folhas e sujeira trazidas pelo vento.


Quando for limpar o chão da garagem, varra a sujeira e a poeira, depois espalhe a areia sanitária com uma vassoura dura, varrendo a garagem em direção à porta. Lave o chão com água limpa, usando uma mangueira de jardim. Se precisar, varra a sujeira que ficar com uma vassoura dura ou aumente a pressão da água.Após ter se livrado da sujeira solta, use a solução de limpeza pesada descrita na primeira seção deste artigo. Ela funciona tão bem quanto um limpador comercial e é muito mais barata. Aplique a solução no chão com um esfregão, pressionando nas áreas mais sujas. Enxágüe com água fria para não deixar manchas e deixe-o secar.


Mármore
O mármore pode ser usado em toda a casa, no piso, em balcões e até nas paredes do banheiro. Ele é disponível em várias cores, com acabamento polido ou não-polido, em várias espessuras e formas. Sem polir, o mármore é muito poroso, mancha fácil e deve ser impermeabilizado com um impermeabilizante comercial - não use verniz ou laca nessa tarefa, pois faz com que o mármore descasque rapidamente. O mármore polido é menos poroso, mas ainda assim pode manchar (um impermeabilizante comercial também é recomendado para esse acabamento).


O chão de mármore fica lindo depois de limpo com um esfregão umedecido em água limpa, uma solução de limpador multiuso em água morna ou uma mistura de 1 xícara de amaciante de roupas e 2 litros de água. A cera líquida auto brilhante dá um acabamento rápido para o mármore. Ocasionalmente você terá que remover a cera acumulada e encerar novamente. Depois de aplicar o removedor de acordo com as recomendações do fabricante, enxágüe o chão completamente e então aplique a cera de novo. Use uma cera líquida auto brilhante à base de água ou cera em pasta. Se usar a cera em pasta, teste em um canto para ver se não desbota o piso. Se você usar uma cera em pasta à base de solvente, encere de novo para retirar a cera velha e renovar o brilho.

Fonte - O chão da garagem é o maior desafio de limpeza: pisos de cimento absorvem óleo e manchas gordurosas, acumulam detritos e a sujeira trazida da rua. Mas como as pessoas não ficam muito tempo na garagem, você não precisa atacar essa bagunça com muita freqüência. Por mais estranho que isso possa parecer, areia sanitária para gatos pode ser de grande utilidade na garagem. Espalhe um pouco pelo piso para absorver óleo e gordura. Além disso, mantenha a porta da garagem fechada para não acumular folhas e sujeira trazidas pelo vento. Quando for limpar o chão da garagem, varra a sujeira e a poeira, depois espalhe a areia sanitária com uma vassoura dura, varrendo a garagem em direção à porta. Lave o chão com água limpa, usando uma mangueira de jardim. Se precisar, varra a sujeira que ficar com uma vassoura dura ou aumente a pressão da água.Após ter se livrado da sujeira solta, use a solução de limpeza pesada descrita na primeira seção deste artigo. Ela funciona tão bem quanto um limpador comercial e é muito mais barata. Aplique a solução no chão com um esfregão, pressionando nas áreas mais sujas. Enxágüe com água fria para não deixar manchas e deixe-o secar.
MármoreO mármore pode ser usado em toda a casa, no piso, em balcões e até nas paredes do banheiro. Ele é disponível em várias cores, com acabamento polido ou não-polido, em várias espessuras e formas. Sem polir, o mármore é muito poroso, mancha fácil e deve ser impermeabilizado com um impermeabilizante comercial - não use verniz ou laca nessa tarefa, pois faz com que o mármore descasque rapidamente. O mármore polido é menos poroso, mas ainda assim pode manchar (um impermeabilizante comercial também é recomendado para esse acabamento). O chão de mármore fica lindo depois de limpo com um esfregão umedecido em água limpa, uma solução de limpador multiuso em água morna ou uma mistura de 1 xícara de amaciante de roupas e 2 litros de água. A cera líquida auto brilhante dá um acabamento rápido para o mármore. Ocasionalmente você terá que remover a cera acumulada e encerar novamente. Depois de aplicar o removedor de acordo com as recomendações do fabricante, enxágüe o chão completamente e então aplique a cera de novo. Use uma cera líquida auto brilhante à base de água ou cera em pasta. Se usar a cera em pasta, teste em um canto para ver se não desbota o piso. Se você usar uma cera em pasta à base de solvente, encere de novo para retirar a cera velha e renovar o brilho. Fonte - http://casa.hsw.uol.com.br

11 comentários:

lika disse...

valeu as dicas sou amélia assumida,não é fácil a gente limpa,limpa...
um abraço
lika

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Precisoas dicas , pena que minha casa esteja apenas nas mãos de uma senhora que já está precisando descansar hehehhehe, ela é analfabeta e é uma dificuldade até pra usar um produto. Mas tenho pena e não atroco , vou levando, até pq é de confiança, o que acho indispesável. Mas vou anotar suas dicas e até usar quando precisar, bjs

Tonia Albuquerque disse...

Oi,

Você e suas dicas maravilhosas, tenha ótimo final de semana.

Abs

ANA LÚCIA disse...

Vim passear por aqui e gostei. Voltarei outras vezes. Boas dicas!! Como sou uma dona de casa assumida, aqui sempre encontrarei resposta para possíveis dúvidas. Visite o meu blog e será bem vinda. Com artesanato e assuntos variados.
Abçs,
Ana

Unknown disse...

Olá querida!

Obrigada por essas dicas! São ótimas!


Beijão

Silvinha disse...

passando pra registrar minha presença :-)

Andrea Guim disse...

Obrigada pelas dicas!!! Se a gente usa o produto certo a limpeza acaba mais rápido!!!
Bjs!!

Susana disse...

Quantas dicas bacanas!
Adorei se blog!

Ana Regiane Ivanski disse...

Olá!
Que blog mais lindo...Adorei as idéias.
Bjs
Regiane

Anônimo disse...

adoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorey

adriana disse...

suas dicas parece serem boas, vou experimentar, estou reformando minha casa e coloqei ardósia, quero mante-las brilhando, pois acho ardosia muito bonita.