terça-feira, 17 de abril de 2012

Como remover manchas de mofo e bolor das roupas


Depois de meses fechadas nos armários, nem sempre nas condições adequadas, não é raro encontrar roupas com manchas de mofo e bolor. Teoricamente é sempre possível remover a sujeira, mas, como explica Vladimir Constantino Valério, professor de química têxtil do Senai Têxtil São Paulo, dependendo do tempo necessário para a eliminação da mancha pode ser que os produtos usados na remoção acabem estragando o tecido.
Veja abaixo as dicas do professor do Senai e de Ricardo Monteiro, coordenador técnico da Quality Lavanderia, sobre como se livrar das manchas de mofo e bolor.
Quando a mancha é removível?
O tempo de permanência da mancha de mofo e bolor no tecido é que vai determinar se ela poderá ser eliminada ou não. Manchas recentes, que apareceram há algumas semanas, podem ser retiradas de forma simples. Segundo Ricardo Monteiro, é possível mensurar o tempo da mancha pela cor. As com tons violetas, pretos e esverdeados geralmente são as mais antigas e que estão mais impregnadas no tecido.
"Se a mancha estiver no tecido por um tempo muito grande, o tempo e o número de vezes que deveremos repetir a operação para a retirada do bolor será grande, o que também enfraquecerá o tecido, podendo haver uma perda de resistência e apodrecimento da peça", explica Vladimir.
Por isso, a dica dos profissionais para manchas muito antigas é optar pelo tingimento da roupa, que pode ou não manter a cor original da peça, dependendo da preferência do proprietário. A seguir, saiba quais produtos usar e como fazer a aplicação deles para remover o bolor da roupa

Manchas recentes podem ser removidas na lavagem comum da roupa, acrescentando alvejantes com ou sem cloro. Os alvejantes sem cloro, que usam perborato de sódio, atacam menos as fibras do tecido e por isso estragam menos as roupas. Em contrapartida, sua ação é mais lenta do que a dos alvejantes com cloro, o que implica em repetir mais vezes a lavagem.
Quando a mancha persistir após a lavagem com alvejante, você pode usar a fórmula abaixo, indicada pelo professor de química têxtil do Senai, Vladimir Constantino Valério. Atenção, nunca aplique esta receita em roupas coloridas sem fazer um teste antes.
  1. Coloque em um recipiente 5 colheres de sopa de água sanitária e 2 colheres de sopa de um produto de limpeza pesada, com os utilizados para retirar gordura de fogões e azulejos.
  2. Misture e aplique a solução sobre a mancha. Espere uns minutos e se necessário esfregue devagar para não rasgar a peça. Se a mancha diminuir e ainda continuar mesmo que em parte sobre o tecido repita a operação quantas vezes forem necessárias, até a retirada total.
  3. Após a remoção lave a peça em água corrente e aplique sobre o local que estava manchado uma solução pastosa formada por 3 colheres de sopa de açúcar e 5 colheres de sopa de água
    .
  4. Espere cerca de 3 minutos, enxágue e lave a peça novamente como de costume.
Neste processo use sempre água sanitária de boa qualidade e que foi comprada recentemente, pois com o passar dos dias ela vai se decompondo e perdendo poder de ação. A solução de água e açúcar serve para neutralizar a ação do cloro que possa ter restado na roupa. Na próxima página, saiba o que nunca deve ser feito na tentativa de remover este tipo de mancha dos tecidos.


O tipo do tecido interfere?
Ao aplicar a fórmula de remoção da página anterior, lembre-se de que quanto mais vezes o processo for feito, mais o tecido ficará enfraquecido. Remover as manchas de mofo e bolor costuma ser mais difícil em tecidos de fibras naturais como algodão, linho, rami, juta e de fibras proteicas como lã e seda. Quando impregnadas em tecidos sintéticos como poliéster, poliamida e acrílico as manchas são mais fáceis de eliminar.
O que fazer com roupas coloridas?
Se a mancha em uma roupa colorida não sair após a lavagem com alvejante sem cloro, você pode fazer um teste para saber se é possível utilizar a solução de água sanitária nela. O teste consiste em aplicar a solução em um fio ou em uma pequena parte interna da peça e esperar cerca de 10 minutos para ver se o corante resiste ao cloro.
Caso sim, ou seja, se a parte onde foi aplicada a solução não desbotar, você pode seguir a receita da página anterior. Se o corante não resistir e o local ficar branco, a opção que resta é levar a peça em uma lavanderia profissional para ser tingida.
O que nunca deve ser feito?
Nunca tente remover a mancha de mofo e bolor lavando com água quente, pois isso vai cozer o tecido e fixar ainda mais a mancha. Você também nunca deve utilizar a solução de água sanitária se a roupa for de elastano, também conhecido por lycra, pois o cloro age agressivamente sobre este tipo de fibra e destrói a peça.

FONTE: http://bbel.uol.com.br/casa/post/como-remover-manchas-de-mofo-e-bolor-das-roupas/page3.aspx

8 comentários:

Barraco Chic disse...

Ótima dica, adorei.
Querida você já viu a promoção do Barraco Chic, te espero lá.
Beijos

Unknown disse...

Obrigado pelas dicas.
Sou Bete nova nas Blogueiras Unidas, devagar conhecendo os blogs, estou encantada com tanta beleza, já sou sua seguidora , parabéns pelo blog, convido para uma visitinha no meu blog, vou ficar feliz.
abraços e um lindo dia

Mirna disse...

Olá, eu queria saber se você pode me recomendar um produto para remover a mancha de perfumes femininos importados. Virei-me para o meu perfume na minha bolsa e eu não posso limpar. obrigado

Júnior Gonçalves disse...

Olá, tudo bem?
Escrevi recentemente um e-book no qual relato o que aprendi e conquistei com os blogs. É um trabalho simples, mas acredito que pode ajudar muitos blogueiro iniciantes a não cometerem os mesmo erros que cometi quando criei meu primeiro blog.

Para saber mais sobre o e-book, você pode clicar no link clicar no link logo mais abaixo e, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se é possível você me ajudar a divulgar este meu trabalho de alguma forma. Ficaria muito agradecido por isso.

link: http://www.hiperbytes.com.br/diario-de-um-blogueiro

Abraços,
Júnior Gonçalves

passabelha disse...

ótima dica para roupas brancas. Roupas coloridas a solução é tingir a roupa novamente. Abs

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

Olá...

Seus mimos são lindos....me encantei.
te seguindo..posso? desejo voltar com calma.
amo ler...que seu final de semana seja abençoado.
ABRAÇOS !

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

Olá...

Seus mimos são lindos....me encantei.
te seguindo..posso? desejo voltar com calma.
amo ler...que seu final de semana seja abençoado.
ABRAÇOS !

engaztop2 disse...



شركة تنظيف منازل بالقطيف
شركة تنظيف سجاد بالقطيف
شركة تنظيف خزانات بالقطيف
شركة تنظيف فلل بالقطيف
شركة تنظيف شقق بالقطيف