terça-feira, 14 de outubro de 2008

*Como Comprar*

Recomendações Gerais


Analisando os locais de compra:
Para fazer uma boa compra, em primeiro lugar precisamos escolher onde comprar. Hoje há muitas opções; bons supermercados, sacolões, feiras-livres de bairros e bons açougues. Escolha o lugar de sua preferência e de melhor comodidade para economizar o seu tempo.
Tenha em mente que os supermercados de maior movimento são os melhores para fazer compras, pois as mercadorias não ficam velhas. Preste atenção aos balcões, estantes, prateleiras e pisos. Devem estar impecáveis, limpos e secos.
Funcionários:
Observe o estado de higiene dos funcionários que servem o público e manipulam alimentos. Devem estar limpos, devidamente uniformizados e com as unhas em ordem.
Geladeiras:
Devem apresentar a temperatura adequada. Não podem estar lotadas, pois o frio não circula adequadamente e não alcança todas as embalagens.
Na quitanda:
Existem frutas, verduras e legumes orgânicos (protegidos com defensivos naturais) e hidropônicos (cultivados na água). Embora um pouco mais caros, têm a grande vantagem de ser isentos de agrotóxicos, evitando que sua família esteja ingerindo substâncias prejudiciais à saúde.
No açougue:
Em primeiro lugar, repare no estado geral de higiene do local em que você for comprar carnes.
Os funcionários devem estar impecáveis, usando aventais, luvas e toucas ou gorros sempre limpos. As facas que cortam carne crua não podem ser as mesmas utilizadas para cortar uma carne já assada.
Na peixaria:
Verifique o estado geral de higiene da peixaria e de seus funcionários, observe se a balança e o refrigerador estão em ordem.
Produtos prontos ou embalados:
Observe a data de validade de todos os produtos. Não compre embalagens abertas, furadas, mal vedadas, estufadas ou amassadas.
Agora já sabe onde comprar, escolha uma de nossas receitas, faça uma lista e boas compras.
"Aprender constantemente e involuntariamente é característico do gênio.
" (Marie von Ebner-Eschenbach)

Nenhum comentário: