quinta-feira, 16 de outubro de 2008

VAMOS ORGANIZAR NOSSO GUARDA-ROUPA?


Dicas para organizar seu guarda-roupas


Peças desnecessárias ocupam espaço e gastam tempo na escolha da roupa, gerando uma eterna sensação de não ter o que vestir. As tendências do estilo de vida atual apontam para os conceitos de organização e limpeza, influenciadas pelos mandamentos do Feng Shui. Essa corrente oriental milenar incentiva a eliminação dos supérfluos, pois preconiza que os excessos consomem a nossa energia. Para as pessoas com dificuldade de se desfazer das roupas na esperança de que o estilo retorne um dia, é bom lembrar que a moda realmente é um eterno recomeço, mas é o espírito que retorna e não o produto.

Como arrumar o guarda-roupa e achar o que vestir
Um armário entulhado é certeza de nunca ter o que vestir.
Peças amassadas ou escondidas perdem a chance de uso.
A primeira regra para facilitar (e acertar) a escolha da roupa de todo dia é a organização.
1 - Limpe os roupeiros e tire roupas que entulham, liberando espaço para o que realmente funciona. Decida, sem sentimentalismos, o que pode ser guardado e o que deve ser eliminado. Se for impossível se desfazer de alguma peça, mesmo que ela não seja útil, acondicione-a em um espaço menos acessível do armário.
2 - Ao comprar uma peça nova, desfaça-se da similar gasta. O que não vestiu nos últimos dois anos também pode ser eliminado.
3 - Roupas fora de estação devem ser guardadas em malas ou sacos plásticos no vácuo.
4 - Elimine os modismos que passaram com a estação e privilegie no armário o posicionamento dos clássicos ou das peças preferidas.

Cada coisa no seu lugar

Vestidos:
Pendure-os nos locais mais altos do armário em cabides arredondados nos ombros. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio.
Vestidos menos usados em locais protegidos, envolvidos em pano ou capa de tecido.

Camisas, camisetas e blusas:
Camisas de algodão ou malhas que amassam pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras em lugar visível. Se o espaço é pequeno, dobre-as e enrole-as como um rocambole, empilhando-as em ordem de cores.
Camisas de tecidos delicados, acetinados ou que amassam com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.

Saias:
Tente agrupá-las por cor ou categoria ou embaixo de paletós ou jaquetas que formam conjuntos em cabides com ganchos.

Calças:
Calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco, evitando amontoá-las.
Calças em jeans, moletons e leggings podem ser dobrados nas prateleiras ou pendurados em cabides comuns.

Casacos:
Guarde-os abotoados e separe-os por cor



Dica de Helô (moderadora e colaboradora)