sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Livre-se dos problemas na cozinha


LEGUMES E VERDURAS
Sabe aqueles bichinhos intrusos que se escondem entre as folhas dos brócolis e da couve-flor e que nunca, em sã consciência, alguém levaria à mesa? Pois acabe com eles ainda na cozinha, mergulhando a verdura por alguns minutos em água salgada, depois de lavá-la normalmente
em água corrente. Todos eles vão correr para o ralo.
Meia xícara de leite na água de cozimento da couve-flor vai deixá-la mais alva e saborosa. Além disso, ela não vai exalar aquele cheiro pouco convidativo. Experimente! Aliás, para evitar que a couve-flor impregne a casa toda com seu cheiro característico, jogue um pedacinho de pão na água do cozimento. Agora, se quiser eliminar o cheiro e ainda deixá-la bem macia, acrescente uma colher de sobremesa de farinha de trigo à água do preparo. É tiro e queda!


HEI DE LEMBRAR!
Verduras devem ir para a mesa... verdes! Para que assim permaneçam, tente cozinhá-las em panela sem tampa ou, melhor ainda, no vapor, sempre com pouca água.


Existem macetes do fundo do baú para preparar batatas. Claro, sendo este o alimento de subsistência de muitos povos desde a Idade Média, não é de se estranhar que a mão-de-obra feminina tenha se especializado no seu preparo. Para servi-las fritas e sequinhas, por exemplo,
é preciso lavá-las inteiras, descascá-las, enxugá-las com um pano limpo e só depois cortá-las no tamanho desejado.
O segredo, contudo, consiste em colocá-las, já cortadas, no congelador por meia-hora antes de
fritar.

Hiiiiiii! Você cortou batatas a mais e não sabe o que fazer com o que sobrou?

Não há problema: para conservá-las depois de descascadas, mergulhe-as em água acrescida de uma colher de sobremesa de vinagre. Tampe bem o recipiente e deixe-o na geladeira por até três dias.

Você precisa cozinhar batatas com casca numa panela de alumínio?

Para evitar trabalho dobrado na hora de lavar a louça, providencie umas folhas de couve e coloque-as para cozinhar junto. Dessa forma, o fundo da panela não vai ficar escuro e será muito mais fácil lavá-la.
Se você tem costume de descascar as batatas antes de levá-las ao fogo, acostume-se a acrescentar um fiozinho de óleo na água do cozimento.
Elas não vão rachar nem grudar no fundo da panela.

O telefone tocou e você acabou esquecendo as batatas no fogão.

Aí, a água secou e elas agora estão grudadas e, pior, algumas estão queimadas.
Não se preocupe: o jantar ainda vai sair! Basta transferilas para outra panela, escartando a parte queimada.
Acrescente água limpa e coloque as batatas para ferver novamente.
Estão salvas!

(continua....)

Fonte.: Dicas do fundo do baú



Um comentário:

Donna Fernanda disse...

Quantas dicas ótimasss!
Obrigado!