segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Truques de Chef de Cozinha

NÃO TE CONTEI, NÃO?
Eis um truque de chef de cozinha: ao fritar batatas, salpique-as com sal imediatamente depois de tirá-las da fervura.
Assim, elas não vão murchar. Se, ao contrário, ao passá-las da frigideira para o prato, você as cobrir com uma tampa para mantê-las quentes, elas vão murchar. Espere que as batatas fiquem mornas para fazer isso.
Ou, então, tire-as da gordura, coloque-as numa assadeira e em seguida no forno bem baixo, com a porta ligeiramente aberta.

Nunca é demais saber: se ferver mandioca e ela continuar dura, escorra-a, jogue água fria imediatamente depois e leve ao fogo para ferver novamente. Vai ficar ótima!

Você foi viajar no fim de semana e, de volta à sua casa, quis preparar um lanche, mas tudo que encontrou na geladeira para decorar seu sanduíche foi um pé de alface murcho que ficou esquecido na última prateleira.
Não se preocupe: ele vai ganhar vida nova se você mergulhar as folhas, uma por uma, numa vasilha cheia de água gelada por cerca de meia hora. Em seguida, escorra, sacuda bem para secar e devolva-as à geladeira por alguns instantes.

Você resolveu fazer uma macarronada de verdade e tem uma montanha de tomate para descascar antes de começar a preparar o molho?
Vai ser fácil se você espetar cada um num garfo e levá-lo sobre a chama do fogão, virando-o lentamente até que a pele se solte.
Lave-o depois sob água fria e veja como a pele sai sem dificuldade.

Segredos de mestre-cuca

Muito importante: a diferença entre um pepino amargo e um pepino saboroso está em
cortar as duas pontas dele e esfregá-las no fruto até sair toda a gosma. Assim, ele não amarga.
Agora, se você quer atenuar seu gosto amargo, deixe-o de molho por alguns segundos em leite
morno com açúcar.
E lembre-se: o pepino é mais digestivo se for servido com a casca.

NÃO TE CONTEI, NÃO? Sabe qual a diferença entre uma espiga de milho de grãos amarelo claros e outra de grãos amarelo-escuros?
Simples: a primeira é mais nova e fresca. A segunda, nem tanto. Para ter certeza se o milho está fresco, use um macete infalível: espete o grão com a unha do polegar. Se ele ceder facilmente e aparecer um líquido esbranquiçado, pode levar. Do contrário, é milho velho.
(continua....)
Fonte.: Dicas do fundo do baú

2 comentários:

Adriana Ximenes disse...

Adorei....
Beijos

Creuza Moura disse...

Não tinha noção que pra tirar o amargo do pepino tunha este truque.
Tai uma coisa que quase nao como por causa do amargo. na verdade nao consigo mastigar as sementes então la em casa so rola sem as sementes e eu so como sem a casca.
Adorei...

bjs