segunda-feira, 23 de março de 2009

Cebola

Esta maravilhosa iliácea, que deu seu nome a uma Maria, ao lado do tomate ficou mui formosa, transformando-se em vedete do refogado e, como personagem principal da peça "acebolada", representou tão bem que, ao final, conseguiu fazer todo mundo chorar.
Sua maneira graciosa de ficar dependurada nas tranças de palhas, formando as réstias, fez também com que se transformasse em motivo de adorno e de decoração.
Nas festas de São João e de São Pedro, entre fogos e balões, entre o quentão e a fogueira, está a cebola presente junto ao colar e ao balangandã da bela caipirinha, ajudando-a a pedir a Santo Antônio que lhe dê um namorado.
DESCASCAR CEBOLAS — Não fique chorando como uma pessoa infeliz, só por estar descascando uma cebola. Vamos pôr um fim às suas lágrimas com as seguintes sugestões:
Aperte 3 palitos de fósforos novos entre os dentes, com as pontas de riscar para fora da boca, permanecendo assim enquanto descasca as cebolas.
Mergulhe as cebolas, por alguns minutos, em água bem quente; o tempo dependerá do tamanho da cebola. Isto também facilitará o trabalho de descascá-las.
Colocar um pedaço de miolo de pão entre os dentes também ajuda.
Encher a boca com água, enquanto se descasca a cebola.
Na hora de descascar e cortar cebolas, reserve suas lágrimas para outra ocasião, enfiando, na ponta da faca, uma batata descascada, deixando-a até que termine esse trabalho.
Mas, se não tiver tomado nenhuma das providências citadas, o remédio é molhar as mãos debaixo de uma torneira de água fria.
CEBOLAS CRUAS — Todas as vezes que empregar cebolas cruas em saladas e salpicões, convém deixá-las de molho por uns 30 minutos em água gelada com 1 pitada de açúcar.
A cebola se tornará mais digestiva quando empregada crua, deixando-a de molho com a casca, por uns 5 minutos, em água quente.
Se quiser extrair seu suco, corte uma fatia da extremidade, ou uma metade, comprima-a sobre um ralador fino (desses que se usam em pedicure), girando-a de um lado para outro.
CEBOLAS COZIDAS — Quando tiver que cozinhar cebola inteira, faça
primeiro um pequeno corte na parte do caule em forma de cruz, porque assim depois de cozida ela ficará inteira, perfeita e não se desmanchará.
Conservação. Se você quiser ter o trabalho de descascar algumas cebolas, laveas, enxugue-as e coloque-as dentro de uma vasilha plástica (tirar bem o ar) bem fechada e na geladeira; elas vão durar perfeitinhas por uns 10 dias.
Mas se for apenas guardar a metade da cebola que sobrou, evite que ela resseque, passando um pouco de manteiga na parte onde ela foi cortada.
ODOR NA BOCA — Se comeu muita cebola crua, não chegue perto nem beije seu namorado, antes tome um copo de leite, para anular o cheiro desagradável que ela deixou na boca. Use também os processos de alho.
ODOR NA CASA — Há muita cozinheira que coloca um recipiente contendo vinagre perto do lugar onde está fritando cebolas; assim não exalam seu cheiro característico pela casa, que muitas pessoas não apreciam nem suportam.