segunda-feira, 9 de março de 2009

Cozinhe com sentimento

O principal laboratório de cheiros da sua casa é a sua cozinha. Tudo o que você prepara nela desprende vapores cheios de moléculas que transportam o perfume.
Se você quer que os seus pratos se convertam em verdadeiros mensageiros de emoções e sentimentos, comece por ressaltar ao máximo o aroma dos ingredientes.
Se for utilizar sementes ou frutas secas, como gergelim, mostarda, amêndoas ou pinhões, esquente-os suavemente numa frigideira para ativar os incríveis aromas escondidos.
Você sabia que 80% do que chamamos de "sabor" é, na realidade, uma sensação olfativa associada ao paladar?
Visite uma loja especializada em iguarias e anime-se em conhecer sabores diferentes. Comece pelos condimentos simples, para depois chegar às misturas de iguarias. Sempre tenha uma surpresa especial guardada.
Agregue um condimento novo à um prato tradicional, mas nunca revele o seu segredo.
A indústria do aroma
Cada vez mais, o aroma é um detalhe para se levar em consideração. As primeiras experiências de cinema "aromatizado" deixaram os espectadores encantados. A indústria do aroma se expande em busca de novas ofertas e produtos.
Aromatizadores de diversos tipos estão disponíveis no mercado a preços verdadeiramente razoáveis.
Alguns funcionam por calor, ao evaporar as essências contidas em comprimidos. Outros, por simples volatilização de géis embalados de diversas maneiras. Alguns dispositivos mais novos liberam aromas de forma programada e automatizada.
Devido à sua praticidade, os tradicionais aerosóis competem com as velas aromáticas e os aromatizadores. Qual deles você vai escolher?
Aliados Naturais
Nem sempre você precisa recorrer a produtos industrializados para corrigir o ambiente aromático da sua casa. Simples ingredientes cotidianos podem ser usados como verdadeiros aliados químicos na hora de perfumar a sua vida. Mas os aromas geralmente guardam segredos valiosos.
Se você convida um amigo para tomar um café, moa os grãos no momento da preparação. O sabor se tornará intenso como nunca.
Coloque para ferver algumas cascas de laranja com folhas de menta fresca e toda a sua casa se encherá de harmonia.
Coloque açúcar misturado com gengibre sobre o pão que vai ao forno para sentir um aroma envolvente.
Algumas folhas de eucalipto em um forninho no banheiro ou em qualquer canto da casa deixarão as pessoas encantadas

4 comentários:

Nile e Richard disse...

Olá amiga,boa tarde.
Gostei do seu comen´tário.
Obrigado pelas dicas.
abços.Richard.

Mary Jo disse...

Menina!!! este seu post me inspirou. adooro aromas, mas infelizmente não tenho a menor afinidade c a culinária, mas quem sabe eu tome gosto por fazer experiências aromáticas na cozinha, rsrsrsrsrsrs... mas enquanto eu não tomo gosto pela coisa vou procurar aromatizar os meus cantinhos preferidos de casa.

PS; qto ao comentário q vc deixou lá no meu bloguito, mt obrigada viu!!! Já voltei à ativa!!!

bjinhos.

Vanessa Sandall disse...

Tem um selinho para vc lá no meu blog !!!

Livia Luzete disse...

Adorei as dicas. Bj e boa sexta que já tá chegando.