terça-feira, 10 de março de 2009

Vamos Tomar um Café?

O café é a bebida da cortesia, marca registrada da hospitalidade brasileira.
De bar em bar, entre uma pausa e outra, o café acompanha um bate-papo informal, um negócio que se realiza, uma esperança que se concretiza.
Bebida importante que é, o café, servindo de elo entre grandes figuras nacionais e internacionais, está presente nos momentos decisivos, participando da responsabilidade de selar um acordo político ou reforçar laços de amizade.
Em outras ocasiões, embora involuntariamente, o café torna-se cúmplice daqueles que, na hora do cafezinho, aproveitam os minutos de folga para a "paquera "habitual; e é um excelente pretexto para se interromper o trabalho por alguns minutos, quando se está com muita preguiça.
Uma xícara de pó de café fresco, colocada dentro da geladeira, elimina qualquer odor.
Um pouquinho desse pó, colocado dentro do armário da cozinha, vai impedir que as formiguinhas se banqueteiem com os petiscos que estão guardados.
Conservação:
Para conservar melhor o aroma e o sabor do café junte um pouco de açúcar ao pó fresco antes de guardá-lo no seu recipiente adequado.
Grãos ou pó se conservarão frescos por muito mais tempo, além de conservarem seu aroma natural, se estiverem guardados bem protegidos da umidade e em recipientes bem fechados, na geladeira ou no congelador.
O GOSTOSO CAFEZINHO — Seu café ficará com o cheirinho gostoso dos de um bar ou botequim (cujo aroma atrai até quem está do outro lado da rua), se for adicionada ao pó 1 colher de sopa de chocolate em pó para cada quilo. Ou então basta acrescentar uns grãozinhos de sal à água da infusão.
Não requente o café levando o bule diretamente à chama do fogo, mas se o fizer, e acontecer de ele ferver, retire então do fogo e deixe cair imediatamente dentro do bule algumas gotas de água fria. Isto ajudará a manter o paladar do café fresco.
Na hora de tomar seu cafezinho, experimente substituir a colher que vai mexê-lo por um pau de canela. Vai ver, que sabor! Mas, para que adquira esse sabor, é preciso que o café esteja "pelando", para puxar bem o gosto da canela.
COANDO O CAFÉ — Se você ainda mantém o autêntico, antigo e gostoso hábito de coar o café em coador de pano, não basta apenas enxaguá-lo para guardar; mantenha-o sempre limpo, lavando-o, ou melhor, coando-o com sal. Coloque o sal dentro do coador e despeje água em seguida. Depois enxágüe muito bem, que ele ficará como novo.
Mas se você faz o café em cafeteira automática, naturalmente já percebeu que muitas vezes ele demora a descer. Enrole, então, uma toalha úmida de cozinha na parte de baixo do aparelho, que ele descerá bem mais rápido.
BORRA DE CAFÉ — E ótima para esfregar em sua pia branca, depois do serviço terminado.
Reserve um pouco dela para lavar e clarear o chão da cozinha.
Terminada a faxina, esfregue um pouco desse pó usado em suas mãos; ficarão claras e macias.
É ótima também para lavar galheteiros e vidros de azeite. Agitar com um pouco de água, enxaguar e deixar secar bem.
Se as formiguinhas tomarem conta do seu armário, um pouco da borra colocada dentro dele fará com que elas desapareçam.
É um bom adubo para se colocar nas plantas. Sem contar que um algodão molhado em café frio e esfregado nas folhas de suas plantas (antúrios, begônias etc.) iram deixa-las de um verde viçoso e brilhante.
CAFÉ CAPPUCCINO — Se preferir tomar em casa seu café cappucino, então prepare-o da seguinte maneira:
1 lata (pequena) de leite em pó instantâneo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó instantâneo
1 lata (100 g) de café solúvel
A mesma medida de açúcar
Peneire tudo 3 vezes e guarde em vidro bem fechado. Na hora de servir, tire a quantidade de pó desejado e acrescente então água fervida bem quente.

7 comentários:

Mary Jo disse...

ai, ai, ai... isso eh tentação demais p minha pessoa!!! juro q n sou mt fã de café, mas com toda essa descrição tive q dar uma corridinha p preparar meu capuccino!!! hummmm...

bjinhos.

Anna disse...

Adoro café !!
Capucino nem se fala!
beijos

Unknown disse...

Cláudia querida, quero lhe agradecer por esse post, pois eu amo café e com suas dicas irei usá-lo com mais sabedoria.


Mil beijos

Tânia N. disse...

É pra já...rs!

Cafofo da Mônica disse...

CLAUDIA,ADORO TE VISITAR,ESTOU SEMPRE APRENDENDO COM VOCÊ.
A MATERIA DO CAFÉ ESTÁ UMA DELICIA!!!!!
AGORA,APRENDI COMO DEIXAR MEU CAFEZINHO MAIS GOSTOSO E COM MAIS SABOR.ALÉM DOS OUTROS TRUQUES.
ADOREI SABER COMO ACABAR COM ESTAS FORMIGUINHAS DANADAS QUE FICAM NO ARMARIO.
BEIJOS COM CARINHO,
MÔNICA BEATRIZ.

Tonia Albuquerque disse...

Menina, vc cadia se supera mesmo, parabéns por suas publicações são maravilhosas, preciso depois fazer um cantinho para guardar tanta informação boa.
Já agora como vc faz para menter os seus selinhos todos juntinhos, eu realmente não consigo, será o modelo de template? Não sei, pois faço as minhas postagens aonde eles mandam entro em Layout-Adicionar um Gadget-Imagem
Depois elas ficam umas distantes das outras.
Você pode me dar uma dica?

Bjokas

Andréia Sant'Anna disse...

Oi Claúdia! Obrigado por visitar meu blog.
Nossa! Com essa postagem, cheguei sentir o cheirinho bom do café. Adoro café, e adorei as dicas, agora que vou tomar e usá-lo mais ainda.
Beijos