sexta-feira, 12 de junho de 2009

De onde vem a tradição do dia dos namorados?


É bom lembrar que só o Brasil celebra esse dia em 12 de junho.
Para o resto do planeta, a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim.
"Esse santo e mártir era um padre que foi morto em Roma, durante a perseguição aos cristãos, no ano 269", diz o teólogo Fernando Altemeyer Jr., da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Segundo a lenda, o imperador romano Cláudio II teria, em um momento de intensas guerras, proibido o casamento, por acreditar que soldados sem esposas nem filhos não teriam tanto medo do campo de batalha.
Contrariando a ordem, o sacerdote cristão Valentim teria continuado celebrando matrimônios até ser descoberto, preso e executado. Não existe, porém, nenhum registro histórico disso. Talvez o mito tenha servido apenas para cristianizar uma festa pagã romana, que celebrava 14 de fevereiro como dia de Juno, deusa do casamento.
Já a data brasileira foi instituída em 1949, pelo publicitário João Dória, sob encomenda da extinta loja Clipper, para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio. Coincidência ou não, 12 de junho é véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.

Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_241487.shtml

4 comentários:

dannah5 disse...

É, realmente só no Brasil pra acontecer isso, mas ta bom, pelo menos o dia dos namorados acaba rolando num periodo mais fresquinho do ano, imagina pensar em fondue, chocolate, vinho em fevereiro, sol de 40 graus!Hehe

Beijocas e feliz dia dos namorados pra vc! :D

Silvinha disse...

não sei, me sinto uma ET tem horas... não gosto de dia dos namorados, nunca fui muito ligada em datas comemorativas além do meu aniversário :-) eheheh

Claudia de Paula disse...

Oi Claudia !
Meu nome e' Claudi tambem. Vi o seu post do dia dos namorados e lembrei do meu ( do dia 14 de fevereiro, dia dos namorados aqui,nos EUA).
Gostei do seu Blog.
Parabens !

My Stly!! disse...

nice blog
visit http://1001-tricks.blogspot.com