segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Aliados da saúde

Licopeno, substância presente na melancia e em outras frutas vermelhas, é antioxidante e ajuda no controle do colesterol

Com substâncias benéficas ao organismo, produtos como frutas, soja e vegetais podem reduzir o colesterol, melhorar o sistema imunológico e diminuir o risco de doenças.

A máxima você é o que você come mostra-se cada vez mais verdadeira; afinal, os quilinhos extras sempre têm uma origem: o ataque à geladeira durante a madrugada, a paixão por chocolates, a macarronada de domingo... Então, que tal melhorar a alimentação e, de quebra, ficar mais saudável e em forma? 

Para esses resultados tão sonhados se tornarem reais, nada de mágica. A receita inclui exercícios físicos, dieta balanceada e consumo de alimentos funcionais, aqueles que contêm bioativos capazes de melhorar o funcionamento e a resistência do organismo. 

"Essas substâncias atuam no processo metabólico do corpo e podem dificultar a absorção do colesterol, melhorar a resposta imunológica do indivíduo e diminuir a incidência de algumas doenças, como câncer e problemas cardiovasculares", explica Inar Alves de Castro, engenheira agrônoma, mestre e doutora na área de Alimentos e Nutrição, e professora do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. 

Presente naturalmente em alguns alimentos como a soja, as frutas e os vegetais, esses bioativos também podem ser adicionados artificialmente em produtos como margarina, leite e iogurte ou ser comercializados na forma de suplemento alimentar, como cápsulas e comprimidos. 


Mas, afinal, como agem esses alimentos? "O bioativo fitosterol, por exemplo, presente em algumas margarinas enriquecidas artificialmente, ocupa o lugar das moléculas de colesterol e impede que elas sejam absorvidas pelo intestino", exemplifica Inar Castro. 

Além dos efeitos terapêuticos, muitos alimentos funcionais têm ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, principais vilões do envelhecimento. "Há alimentos que contêm substâncias antioxidantes, porém, não existe consenso científico quanto a essa propriedade. Muitas pesquisas são realizadas, até pelo interesse comercial desses bioativos, mas ainda não temos nenhum estudo conclusivo que aponte, por exemplo, quantidades necessárias, periodicidade etc", alerta a especialista.

Saúde versus Hábito

Além de nutritivas, muitas frutas possuem elementos benéficos à saúde

Para obter todos os benefícios que os alimentos funcionais têm a oferecer, é preciso consumi-los com regularidade e nas porções recomendadas. "Os peixes marinhos, ricos em Ômega 3, devem ser consumidos três vezes por semana. Além da quantidade, o preparo também é importante. Não se deve usar mais do que uma colher de sopa de óleo, preferencialmente o de canola", recomenda Jocelem Mastrodi Salgado, doutora e professora em Nutrição Humana da Esalq -USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), além de fundadora e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. 

No caso da soja, o consumo ideal é de 25 gramas por dia. "A soja é um alimento indicado principalmente para as mulheres, pois reduz a incidência de cânceres de colo de útero, de mama e de endométrio, diminui os sintomas da menopausa e favorece a saúde óssea. Já o tomate, rico em licopeno, é bastante recomendado para os homens, pois reduz o risco de câncer de próstata", explica Jocelem. 

A especialista alerta ainda para a importância dos rótulos dos produtos. "O consumidor não pode comprar um alimento simplesmente por achar que contém determinada substância. É preciso conferir o rótulo e ver os componentes que se destacam, as quantidades e a funcionalidade", conclui. 

Confira as principais substâncias bioativas dos alimentos funcionais: 

- Ácidos Graxos Ômega 3: presentes em peixes marinhos como salmão, sardinha, atum e arenque, reduzem o colesterol e os triglicerídeos, e têm potente ação anti-inflamatória. 

- Proteína de Soja: encontrada na soja e em seus derivados, exceto no óleo de soja e no molho tipo shoyu, reduz os níveis de colesterol e de doenças cardiovasculares. 

- Isoflavona + Proteína de Soja: presentes na soja e em seus derivados,reduzem o colesterol, diminuem os riscos de câncer de endométrio, de mama e de colo de útero, minimizam os sintomas da menopausa e favorecem a saúde óssea. 

- Fitosterol: presente nos óleos vegetais, na margarina, no leite e nos iogurtes, reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. 

- Prebióticos: encontrados principalmente na chicória, no alho, na cebola e na banana, estimulam o funcionamento gastrointestinal, fortalecem o sistema imunológico e funcionam como substrato para o desenvolvimento dos probióticos. 

- Probióticos: comuns no leite fermentado e nos iogurtes, estimulam as funções gastrointestinais, previnem a constipação, melhoram a absorção do cálcio e ativam a lactase (enzima capaz de "quebrar" açúcares como a lactose). 

- Licopeno: comum no tomate vermelho, na goiaba vermelha, no pimentão vermelho e na melancia, tem ação antioxidante, baixa os níveis de colesterol, diminui os riscos de doenças cardiovasculares e reduz o risco de câncer de próstata. 

- Catequinas: presentes no chá verde, no vinho tinto e em frutas como cereja, amora, framboesa e uva roxa, reduzem o colesterol, têm propriedades antioxidantes e auxiliam na queima de gordura. 

- Fibras solúveis: comuns na aveia, na manga e na laranja, atuam na parte superior do intestino e retardam o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a concentração de glicose e colesterol na corrente sanguínea. 

- Fibras Insolúveis: presentes nos cereais integrais e nos farelos, atuam na parte inferior do intestino e estimulam a atividade intestinal, reduzindo a incidência do câncer de cólon e de constipação.


Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Mulher/Noticia/Aliados_da_saude.aspx?ID=68941


Por Amanda Jacomelli

3 comentários:

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Adorei o post... Sou fã de matérias sobre nutrição!
Parabéns pelo trabalho e bom feriado,

Paulinha

Nana disse...

Gata gostei da postagem, esse verão será com muita melancia e tomate aqui é lei, achei bom saber, assim estou cuidando do cliente vip hahaha
Bjss
Nana
www.mangacompimenta.com

Mércia disse...

Adorei este blog... adorei as informações.