terça-feira, 28 de dezembro de 2010

8 dicas de organização para sua vida


Organizar é preciso


Viver em meio a uma bagunça generalizada não é apenas desagradável. O caos gerado pela desorganização atrapalha a visão de soluções para os problemas.
Além disso, a desorganização de uma simples pilha de papéis pode gerarconsequências desastrosas. Documentos perdidos, contas esquecidas e recibos jogados fora são sinônimos de pequenas dores de cabeça que poderiam ser evitadas caso esses papéis fossem agrupados e guardados de maneira ordenada.
Veja oito dicas de organização que podem ajudar você e sua família a terem maisqualidade de vida.

Escolha a ferramenta correta para sua organização



Não importa se você prefere usar um aparelho eletrônico ou a velha e boa agenda de papel. O truque é centralizar a organização geral de sua vida em apenas um lugar.


Existem várias ferramentas tecnológicas feitas especialmente para auxiliar a organização da rotina. Mas é preciso ter o cuidado de escolher a que mais se adapta a seus hábitos e estilo de vida. De nada adianta adquirir uma agenda eletrônica se você não tiver paciência para aprender suas funcionalidades.


Usando a ferramenta escolhida, anote seus compromissos e suas tarefas pendentes ou incompletas.

Defina objetivos



É importante incluir seus sonhos na lista de afazeres. Assim, fazer um curso, viajar ou comprar seu apartamento deixam de ser apenas sonhos e se tornam projetos.
Definir objetivos é uma maneira de se organizar e se motivar ao mesmo tempo.Sempre que revisar seu planejamento, procure alinhar seus objetivos aos seus valores pessoais para nortear suas decisões.

Anote as etapas de suas tarefas



Analise a lista com tudo o que você precisa realizar e separe as tarefas categorizando-as em pessoais, profissionais, familiares e sociais, por exemplo. Você pode adaptar as categorias com o intuito de melhorar a visualização do que precisa ser feito versus o tempo disponível.
Depois, anote as tarefas secundárias que compõem a realização de uma tarefa específica. Por exemplo, mudar as crianças de escola pode incluir telefonemas para pedir indicações, pesquisas na internet e visitas a algumas escolas. Cada etapa da tarefa vai demandar um tempo que dever ser calculado. No exemplo dado, enquanto os telefonemas podem durar apenas cinco minutos, as visitas podem demandar uma tarde inteira.
Ao anotar todas as fases a serem cumpridas para completar seu objetivo, é possível saber com mais exatidão o tempo necessário para cada atividade, o que diminui a sensação de que você não conseguiu realizar tudo que precisava.

Não deixe para depois




Responder um e-mail, fazer uma ligação e colocar a roupa no lugar depois de experimentá-la são pequenas tarefas que costumamos adiar. O problema é que se deixamos essas tarefas para depois, elas podem se tornar mais difíceis e demandar mais tempo. Uma peça de roupa que fica espalhada, por exemplo, pode amassar e até sujar, gerando muito mais trabalho do que se ela tivesse sido guardada na hora.
Sendo assim, analise as tarefas que aparecerem ao longo do dia. Se notar que podem ser resolvidas imediatamente, não deixe para depois.

Deixe espaço em sua agenda



É tentador preencher todas as linhas da agenda quando estamos tentando resolver o máximo de problemas no menor número de horas possível. Mas, é preciso deixar espaço para as eventuais tarefas que surgirem e puderem ser resolvidas imediatamente, e é preciso estar ciente de que contratempos podem acontecer.E seja realista: não assuma mais compromissos do que você é capaz de realizar.
Não deixe de incluir momentos de descanso e lazer em seu planejamento. Participar do happy hour com os amigos após o trabalho, ir ao cinema ou ao parque são atividades que nos ajudam a recarregar as energias, e devem fazer parte de nossas rotinas.


Não desista nos primeiros dias





Cometer deslizes é absolutamente normal na criação de novos hábitos, portanto, não desista se algumas tarefas estiverem atrasadas ou se o seu processo de organização tornou-se um pouco confuso.
Assuma os erros como uma forma de aprendizado e invista em seus acertos. Normalmente, é preciso de 21 a 30 dias para criar um novo hábito em nossa rotina.
Você pode determinar metas despretensiosas, como separar a correspondência assim que recebê-la, e tentar manter esse hábito por um mês, observando como ele se incorpora à sua rotina.

Aprenda a jogar fora



Se você tem o hábito de guardar objetos que provavelmente nunca mais serão usados, separe uma área em seu armário para armazená-los. Anualmente, analise tudo o que estiver guardado nessa área. O que você realmente não utilizou nesse período deve ser jogado fora.
Guarde recibos e documentos importantes dos anos mais recentes em pastas sanfonadas para distingui-los dos papéis mais antigos, que podem ser armazenados em caixas de arquivo morto. Doe roupas velhas, reforme os móveis antigos e conserte ou venda aparelhos estragados. Um ambiente limpo e ordenado facilita a manutenção de bons hábitos de organização.

Revise constantemente sua organização



Pense em sua organização como um processo contínuo. Em nossa rotina usamos objetos que depois precisam ser guardados, limpos ou descartados. Também temos que decidir o que fazer com as novas tarefas que surgem a todo o momento. Isso significa que não é possível deixar a vida mais organizada sem se comprometer a manter o processo e rever o que precisa ser modificado.
Se a sua casa está aparentemente organizada, mas você continua perdendo suas chaves, talvez seja uma boa ideia adquirir um porta-chaves e fixá-lo próximo à sua porta. Se não há mais espaço para sapatos em seu armário, não compre novos modelos até ter se livrado dos sapatos que não usa mais ou compre uma nova sapateira.
O pior aspecto da bagunça é que quanto mais ela se instala, mais difícil é desfazê-la. Isso porque tendemos a adiar a organização geral enquanto adicionamos mais e mais itens ao caos, sob o pretexto de que haverá um dia especial no qual deixaremos tudo em ordem de novo. Faça com que esse momento especial seja todos os dias e ganhe qualidade de vida!

Fonte: http://bbel.uol.com.br/organizacao/post/8-dicas-de-organizacao-para-sua-vida/page1.aspx


10 comentários:

Jussara Gehrke disse...

Adorei o post!!
Está na hora de organizar tudo para começar com pé direito o ano novo, todo ano procuro fazer uma organização em casa, porque mesmo sendo apenas dois aqui é fácil virar bagunça! e eu vou protelando... uma hora pego no tranco e dou um jeito em tudo de uma vez!

Boa entrada em 2011 !! Alegria e Paz!
beijo
Ju

Nanda Assis disse...

.
Felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
__000000____0000000________0000______0000
_00000000__000000000______00000_____00000
_00____00__00_____00_____00__00____00__00
______00___00_____00____00___00___00___00
_____00____00_____00_________00________00
____00_____00_____00_________00________00
___00______00_____00_________00________00
_00000000__000000000_________00________00
0000000000__0000000__________00________00
____________________0|0__________________
____________________0|0__________________
____________________0|0__________________
_______000_______________________000_____
________00_______________________00______
_________00_____________________00_______
__________00___________________00________
____________00_______________00__________
______________000000000000000____________
________________00000000000______________

xanó disse...

Passei para desejar um ano 2011 cheio de coisas boas, muitas beijocas da xanó

Ludmila Diniz disse...

Olá,
Meu nome é Ludmila Diniz, trabalho no departamento de Marketing do site Mundi, buscador de turismo da Globo, especializado na comparação de preços de passagens aéreas e hotéis em mais de 50.000 destinos ao redor do mundo.
Gostaria de entrar em contato com o responsável do blog para apresentar melhor a empresa e conversar sobre uma possível parceria.
Atenciosamente,

Ludmila Diniz
Parcerias
ludmila.diniz@mundi.com.br
www.mundi.com.br

Ministério da saúde disse...

Olá Blogueiro,

As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com o comunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

Coração da Nena disse...

Claúdia querida, suas dicas são de muito valor para mim. Obrigada!
Te desejo um excelente novo ano para vc e sua família.
Beijos carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Verdadeira Diva - Carol disse...

Oi flooor.... Lembra de mim? rsrsrs... Pois é, andei sumida, mas agora eu voltei. E estou passando pra te convidar pra conhecer o novo Cantinho a Dois, e para vc levar o link-me e o award novo. Espero que goste. Beijosss...

Acho Chic disse...

Huuuum... esse novo ano vou me organizar COM CERTEZA... otimas dicas!!!!!

Olha só... adoreiiiiii o seu blog e já estou te seguindo... depois dá um pulinho lá no meu!

www.achochicc.blogspot.com

beijinhos!!!!

Regiane disse...

Olá!!
Fiquei encantada com a postagem...Tudo muito lindo!
Quando puder venha me visitar.
Beijos
Regiane

日月神教-向左使 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買