sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como escolher suas cortinas

Saiba qual é o tipo de cortina mais adequado
para cada tipo de cômodo.

Cortinas pesadas e cheias de sobreposições fazem parte do passado. Hoje, a tendência é valorizar modelos leves e bem mais simples alguns cuidados não só aumentam a vida do tecido como também o tornam mais vistoso e atraente.

Seda dublada: o tecido tem um forro que lhe dá firmeza na forração de estofados. Sem essa proteção, a seda esgarça. Em cortinas, não é recomendável.

Fundo de camurça: faça uso desse artifício na parte de baixo das almofadas de sentar no chão. Em cima, o linho é boa escolha.

Voal franzido: cortinas feitas de pano fino e translúcido ficam mais elegantes quando encorpadas. Para conseguir um drapeado na medida, o segredo é comprar duas vezes a largura do corte.
Chenile e seda: o primeiro tem textura, o outro brilho. Juntos - um no estofado, o outro nas almofadas, criam um contraste agradável no tato e no visual.

Frente e verso: mesclar a frente e o verso do linho também dá bom resultado. Você pode empregar a frente (padrão alto-relevo) nos xales e nas almofadas e o verso (baixo-relevo) nas cortinas e nos estofados.

Gaze de linho e organdi, entre outros: tecidos leves e transparentes em cortinas, quando estampados, não devem ter forro. A claridade da janela valoriza a padronagem.

Dicas úteis:

Não dispense um aconselhamento especializado.

Escolher um modelo para uma área social/comum da casa não é a mesma coisa do que escolher cortinas para um quarto.

Sala: numa sala ou em qualquer outra área social/comum, além das necessidades funcionais, existem necessidades de comunicação que se traduzem pelo que a pessoa gostaria de espelhar a todas as pessoas que visitam a casa.

Quarto: modelos aconchegantes ou românticos. Escolha tecidos mais encorpados para garantir a privacidade.

Copa e cozinha: escolha tecidos fáceis de lavar, com richelieu ou renda holandesa.

Home theater: necessita bloqueio total de luz. Tecidos grossos são os mais indicados, como brim, linho ou seda rústica, ou ainda, forros tipo corta-luz, como o black-out.

Escritório: cortinas curtas que levam pouco tecido ou persianas.

Existem funcionalidades disponíveis no mercado das quais pouca gente ouviu falar e que são verdadeiras revoluções em termos de praticidade e sofisticação. Por exemplo, as lâminas de madeira automatizadas com controlo remoto. É uma vertente adaptável a grande parte dos modelos e permite o acionamento por rádio frequência, promovendo a máxima comodidade ao usuário.

Janelas x cortinasJanelas pivotantes ( que giram sobre um eixo vertical): a melhor opção é utilizar cortinas fixas na moldura, cobrindo apenas o vidro.

Janelas que partem rente ao teto, melhor optar por cortinas longas, presas em sancas de gesso ou em bandôs; equilibrando assim as proporções e evitando frestas de claridade.

Janelas que vão de parede a parede, a possibilidade de colocar varão é viável desde que finalizado com rosetas ou flanges que prendem o varão às paredes laterais.

Para extensões acima de 2,5 m é recomendado intercalar com um ou mais suportes de teto.

Porta-balcão pede uma cortina simples, até o chão ( deixando-a arrastar no mínimo 1,50 cm) e, o principal, não esquecer de acrescentar cerca de 40 cm de cada lado (tanto do varão como da cortina), reservando espaço para acomodar toda a cortina nas laterais, liberando o uso da porta.

Se houver janelas de tamanhos ou formatos diferentes de um mesmo ambiente, equilibre o local padronizando as cortinas.

Para vedar totalmente a claridade, a melhor opção é utilizar um forro black-out, que além de bloquear a luz também auxilia na diminuição de ruídos externos.

LimpezaAs cortinas devem ser lavadas periodicamente, lembrando que tecidos sintéticos podem ser lavados em casa, mas tecidos finos (algodão e fibras naturais) devem ser levados a lavanderias especializadas, pois precisam de cuidados especiais para evitar desbotamento ou encolhimento.


fonte: www.organizesuavida.com.br.

3 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Utilíssimo o seu texto. Estou meio perdida na escolha dos estores que vou colocar numa sala envidraçada, repleta de plantas e recém pintada num maravilhoso verde chá.
Eu também "adoro o meu lar" e considero que a decoração de uma casa nunca está concluída. Ela evolui com os seus ocupantes, não acha?
Vou seguir atentamente o seu blog. Dar-me-ia muito prazer se visitasse o meu. Beijos, Nina

Carol disse...

Ahhh, que post legal!
Tô pra entrar na fase "cortinas" da minha decoração e esse post é super super legal pra isso! Até guardei nos meus favoritos!

Beijos!

日月神教-向左使 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買