domingo, 20 de março de 2011

20 produtos para economizar água


SUSTENTABILIDADE
20 produtos para economizar água

Eles são lindos e ainda ajudam você a economizar água, um bem tão escasso.

--------
Automática e econômica 
Torneiras com sensores de presença, que ligam e desligam conforme a aproximação ou o afastamento das mãos, reduzem o consumo de água em até 77%. Por isso, surgiram primeiramente em locais com grande fluxo de pessoas, como hospitais, restaurantes e consultórios, mas nada impede seu uso em casa. No modelo Zenit DocolTronic, uma bateria de longa durabilidade garante seu funcionamento também no caso de falta de energia. Da Docol.
-
Descarga sob controle
Bacias sanitárias já são desenhadas para utilizarem no máximo 6 litros de água por descarga - antes, esse volume chegava a 15 litros. A válvula Duoflux tem uma opção para reduzir ainda mais essa medida: despeja 3 ou 6 litros de acordo com a opção de uso: menos água para resíduos líquidos, mais para sólidos. O produto, que integra a linha Hydra, da Deca, está disponível em duas versões: para caixas acopladas e para parede.
-
Só para esgoto
Uma garrafa PET demora 400 anos para ser degradada. No entanto, quando reciclado, esse tipo de polietileno dá origem ao poliéster - material leve e resistente que já encontra usos variados, de fios de costura a carpetes. Agora, ele aparece em forma de canos para esgoto. O Tubopet, fabricado pela Empresa Brasileira de Reciclagem (EBR), de Diadema, SP, passou por testes na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e está disponível nos diâmetros 40, 50, 75 e 100 mm.
-
Caixa de descarga econômica
O mecanismo Dual Flux, da Deca, tem controle de fluxo de água: aciona 6 litros ou 3 litros - volume suficiente para dejetos líquidos. Outra vantagem: o sistema adapta-se a qualquer bacia com caixa acoplada de seis litros.
-
Torneira inteligente
Econômica, ela desliga automaticamente caso permaneça funcionando por mais de um minuto. Possui dois sensores - dependendo do posicionamento das mãos, o modelo da Linha Eco libera água (sensores frontais) ou sabonete (sensores laterais). Além disso, é possível regular a distância das mãos para acionar os sensores. Da Japi. Previsão de chegada às lojas em julho de 2007.
-
Diferentes acionamentos para líquidos e sólidos
O acabamento de válvula de descarga Square Salvágua vem com duas teclas de acionamento. Cada uma despeja um diferente volume de água na bacia sanitária. Uma serve para o escoamento de líquidos. A outra para o escoamento de sólidos Com as teclas de acionamento parcial (para líquidos) e de acionamento total (para sólidos) a economia é de até 30% em relação ao modelo tradicional. Disponível no acabamento cromado. Da Docol.
-
Jeito de antiguinha, mas moderna no consumo
As válvulas de descargas que eram consideradas as vilãs do consumo de água também evoluíram. Mesmo o modelo Retrô, que resgata a elegância das linhas dos anos 1950, 1960 e 1970, apresenta um ciclo completo de aproximadamente 6 litros, diferente dos 20 litros por acionamento do modelo original de 1932. Com design exclusivo e sistema Hydra de acionamento de controle do fluxo de água, esta linha está disponível em alta pressão (para apartamentos) e em baixa pressão (para casa). Da Deca.
-
Só quando precisaUm produto sob medida para quem costuma deixar o registro aberto enquanto lava as mãos. Por ter um sensor de presença, ela libera água somente enquanto detecta movimento das mãos. Feita de bronze cromado, o modelo fica bem em lavabos e banheiros. Na Shark.
-
Limpeza rápida ou completa
Quem escolhe a quantidade de água dispensada pela válvula é o próprio usuário. A válvula Duoflux vem com um botão que libera na descarga 3 litros de água para serviços, digamos, mais líquidos e outra para limpeza completa com a descarga de 6 litros. Da Deca.
-
Controle antes do registro
Mesmo que o registro da torneira esteja aberto em sua capacidade máxima, o dispositivo economizador regula a vazão. Fica instalado entre a saída de água na parede e a torneira. Este modelo é da Lorenzetti.
-
Impressão de mais volume
Feito de latão, o arejador de torneira mantém a vazão da água estável (7,5 litros/minuto), independentemente da pressão. Além disso, o mecanismo dá a impressão de que o volume de água que está saindo da torneira é maior - e isso ajuda bastante a economizar o precioso líquido. Da Lorenzetti.
-
Bacia com caixa acoplada
Está cada vez mais comum este tipo de vaso sanitário. Com a caixa acoplada, ele possibilita a instalação de hidrômetros individuais em condomínios, pode ser colocada em qualquer ponto do banheiro sem quebra-quebra e ainda tem manutenção mais fácil que os modelos com válvulas. O modelo Styllus Excelence vem com botões para liberar 3 litros ou 6 litros de água. Da Celite.
-
Torneira para lavatório de parede com sensor
Os sensores frontais da torneira On-Off acionam e interrompem o fluxo de água com a aproximação das mãos. Se o usuário não aproximar as mãos para cessar seu funcionamento, a peça automaticamente o faz depois de 90 segundos ligada. O mecanismo pode ser alimentado com energia elétrica ou pilhas. Da Docol.
-
Chuveiro anti-vandalismo
Indicados para locais com elevada circulação de pessoas, como estádios de futebol, o chuveiro PressMatic tem um tempo de abertura programado para 30 segundos. Funciona com água fria ou pré-misturada. Embutido e chumbado na parede, esta peça suporta um peso de até 200 kg e evita atos de vandalismo. Da Docol.
-
Água controlada
O Kit Crivo é vendido junto com o chuveiro PressMatic e controla a vazão da água (8 litros/minuto). Pode ser usado em outros modelos de chuveiro do mesmo fabricante e pode ser vendido separadamente. Da Docol.
-
Pode apertar o quanto quiser
Independentemente do tempo de pressão a válvula HydraEco limita o fluxo de água em 6 litros. Pioneiro em restringir a quantidade de líquido, o modelo ganhou o prêmio Governador do Estado de São Paulo de Inovações Tecnológicas. Na última edição da Feicon (em março de 2007) foi relançado com novo desenho.
Da Deca.
-
Botão duplo para caixa acopladas
Todos os modelos de bacia com caixa acoplada já saem da fábrica com um dispositivo que libera 3 litros de água. Se os dois botões forem apertados ao mesmo tempo eles descarregam 6 litros para a descarga. Segundo o fabricante, esses equipamentos são de fácil instalação e regulagem e resistem mesmo a altas pressões. Da Roca.
-
Mictório residencial
Proporciona consumo de até 2,5 litros de água por acionamento, se instalado com a válvula de antivandalismo. Vem com tampa. Faz parte da linha Massima, da Incepa.
-
Tecla especial para número dois
Está aqui uma pequena, mas valiosa, atitude em prol da economia de água. O Acabamento de Válvula de Descarga Salvágua vem com duas teclas de acionamento. Cada uma despeja um diferente volume de água na bacia sanitária. Uma serve para o escoamento do número um e a outra, do número dois. A adequação é de baixo custo e pode gerar conomia de até 30% de água em relação ao modelo tradicional. Basta substituir o acabamento anterior da Docol, sem a necessidade de trocar a válvula. Disponível em sete cores. Da Docol.
-








       A prova de vândalos
A torneira de parede Biopress foi criada para ser instalada em locais públicos. Ela recebe reforço de travas de ancoragem, que fixam melhor o produto à parede. Seu fechamento é automático, o que reduz o consumo de água em até 70%. O volume de água liberado e o tempo de funcionamento permanecem constantes ao longo da vida útil do produto, segundo o fabricante. Da Fabrimar.
-
Para locais públicos
A torneira PressMatic Antivandalismo deve ser embutida e chumbada na parede de lavatórios de ambientes públicos, muitas vezes sujeitos a atos de vandalismo e depredações. Ideal para estádios de futebol, clubes, parques, praças e áreas comuns de condomínios e escolas. Por controlar a vazão de água também é uma aliada no controle do consumo do líquido. Da Docol.
-
Banho regulado
Até 55% de economia - isso é o que se pode conseguir com esse Registro de Regulador de Vazão para Chuveiros (RRVC). Essa peça fica entre a ducha e a instalação da parede, sem interferir no visual do conjunto. Feito de latão cromado, o dispositivo também elimina os respingos desconfortáveis de quando a pressão da água é muito forte, caso de apartamentos de andares baixos. Da Docol.

Fonte: http://casa.abril.com.br/planeta/produtos/planeta_185719.shtml

3 comentários:

Lailda disse...

Oi Bom dia gosto do seu blog , já o sigo , tbm tenho um , posso colocar algumas de suas receitas no meu blog , estou ainda iniciando , tenho muito o que aprender , visite o meu será um prazer .
http://bemviverdois.blogspot.com


Pode deixar caso me autorize darei os devidos créditos a vc
Tenha um lindo e abençoado final de semana a. Um abraço
Meu msn
lailda.rocha@hotmail.com

orkut : laildarocha@hotmail.com

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

Oi!
Vim agradecer as visitas e por seguir o Inventando Casa e me deparo com posts muito bons, adorei esse de soluções para economizar água e o de organização de quarto de crianças, tenho um tb com este tema programado pra semana que vem!
Beijos e boa Páscoa!
Te seguindo pra acompanhar o blog!

Andressa Silva disse...

ótima dicas!!!