sábado, 7 de maio de 2011

23 maneiras de usar o bicarbonato de sódio em casa

Da higiene pessoal à limpeza de casa

Colher com bicarbonato de sódio
Shutterstock
Quase todo mundo tem bicarbonato de sódio em casa, mas poucas pessoas sabem tudo que é possível fazer com aquele pozinho branco de gosto estranho que, muitas vezes, fica esquecido no armário. Há quem o use para escovar os dentes, outros recorrem a ele devido às suas propriedades semelhantes às do fermento e há ainda quem não dispense o bicarbonato na hora da limpeza.
Veja a seguir quais funções o bicarbonato pode adquirir em cada cômodo de sua casa e aproveite para economizar no uso de produtos químicos fortes que podem prejudicar sua saúde e o meio ambiente.
Bicarbonato para higiene e saúde
1 - Vale deixar um pote contendo bicarbonato no armário do banheiro, já que o produto é aliado também na higiene pessoal. Para deixar os dentes mais brancos, por exemplo, você pode colocar apenas uma pequena pitada de bicarbonato sobre o creme dental e escovar os dentes normalmente.
2 - Outra dica é bochechar um pouco de água com bicarbonato (uma pitada é suficiente para meio copo de água) para se livrar de aftas, além de ajudar a prevenir as cáries. O bicarbonato neutraliza a acidez da boca que contribui para o aparecimento de aftas e cáries, mas o contato direto com o pó pode agravar as lesões.
3 - O bicarbonato de sódio também pode ser usado em questões de saúde, para aliviar sintomas de azia e má digestão. Para tanto, tome um copo de água misturado com uma colher de café de bicarbonato de sódio. Pessoas hipertensas, no entanto, precisam usar esta receita com cuidado, pois a mistura da solução de bicarbonato e água com os ácidos do estômago resulta na formação de sal. Além disso, causa gasesinevitáveis.

O uso do bicarbonato na cozinha

bancada de cozinha em alumínio
Shutterstock
4 - O bicarbonato é ideal para limpar utensílios impregnados com cheiro de café. Tanto cafeteiras como garrafas térmicas podem ser limpas usando quatro colheres de sopa de bicarbonato diluídas em dois litros de água fervente. Derrame a solução sobre os utensílios e, depois que esfriarem, enxágue bem.
5 - Para deixar as superfícies de aço inox mais brilhantes, prepare uma pasta acrescentando álcool ao pó de bicarbonato de sódio até que a mistura fique com uma textura pastosa, porém dissolvida. Depois, derrame a pasta sobre a superfície e, com um pano macio, limpe suavemente acompanhando o acabamento (não limpe em círculos, pois pode marcar). Se preferir uma limpeza ainda mais suave, prepare uma solução contendo uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio diluída em um copo de 200 ml de água. Com um pano umedecido na solução ou uma esponja macia limpe superfícies de aço inoxidável e veja como brilham mais.
6 - Já os utensílios feitos de inox podem ser limpos assim: dissolva apenas uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Deixe os utensílios de molho por 30 minutos, depois enxágue normalmente e seque com um pano limpo para evitar manchas.
7 - Para desentupir o cano da pia, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e derrame água quente até que todo o pó escorra. Caso necessário, repita a operação.
8 - Para retirar as crostas de sujeira queimada do forno e do fogão, espalhe uma camada fina de pó de amoníaco em toda a superfície que precisa ser limpa e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, passe um pano embebido em solução de água e bicarbonato (uma parte de bicarbonato para duas de água) e finalize passando um pano seco. O forno ou o fogão devem estar frios para a realização dessa limpeza.
9 - Ao cozinhar ovos em uma panela de alumínio, acrescente uma colher de café de bicarbonato para evitar que o interior da panela fique escurecido. Se o problema já tiver ocorrido, ferva água com duas colheres de sopa de bicarbonato na panela manchada, depois use a mesma água para umedecer a esponja com a qual se deve esfregar o interior da panela.
10 - Para evitar que micro-organismos se proliferem na esponja da cozinha, deixe-a de molho em um pote (do tamanho de um pote de margarina) com água e duas colheres de sopa de bicarbonato.
11 - O bicarbonato pode ser eficiente para limpar as velas dos filtros de barro, basta esfregar o pó sobre as velas e depois enxaguar bem.
12 - Limpe frutas e vegetais usando uma mistura de bicarbonato de sódio e água para remover a sujeira. Depois enxágue com água corrente.
13 - No meio da sua receita de bolo você descobriu que o fermento acabou?
Substitua fermento por bicarbonato usando um pouco mais do que a medida original da receita. O bicarbonato costuma realçar a cor dos bolos, especialmente os de chocolate.

Uso do bicarbonato no banheiro e sala de estar

Tapete sendo aspirado
Shutterstock
14 - Para limpar a pia, o bidê e o vaso sanitário, faça uma pasta concentrada de limão e bicarbonato, depois, com uma escova apropriada, esfregue a louça do banheiro para remover o limo acumulado.
15 - Polvilhe bicarbonato de sódio sobre um pano úmido e passe sobre as superfícies mofadas do banheiro. Faça isso logo que notar a presença do mofo, assim você evita manchas.
16 - O bicarbonato pode ser usado como desodorizante de tapetes e carpetes. Basta polvilhá-los com o pó de bicarbonato, deixar agir por duas horas e usar um aspirador para retirar o pó que deverá ter absorvido os maus odores.
17 - No caso de manchas em carpetes ou almofadas, a dica é colocar uma colher de café de bicarbonato em meia xícara de álcool e aplicar a mistura sobre a mancha. Depois, pressione um pano umedecido sobre a parte atingida para retirar vestígios da mistura.
18 - Para limpeza de pisos, misture meia xícara de vinagre, três colheres de sopa de bicarbonato e 1 colher de amaciante (para aromatizar) em um balde com água. Essa medida é suficiente para limpar o piso de um apartamento médio, deixando-o desinfetado e cheiroso.
19 - Para resolver o problema de mau cheiro nos ralos, misture bicarbonato de sódio e vinagre em partes iguais e derrame a mistura sobre os ralos.

O uso do bicarbonato na lavanderia

roupas brancas penduradas em varal
Shutterstock
20 - Em uma panela com cerca de 5 litros de água, acrescente duas colheres de sopa cheias de sal e duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio. Deixe a água ferver e mergulhe seus tecidos brancos amarelados pelo tempo. Eles ficarão brancos novamente.
21 - O bicarbonato de sódio pode ser usado para tirar manchas de ferrugem de tecidos. Esprema um limão e acrescente ao caldo uma colher de café de bicarbonato. Derrame a mistura pontualmente sobre a mancha e deixe agir por meia hora. Depois prossiga normalmente com a lavagem.
22 - Uma boa dica para deixar sua malha de lycra branca livre de manchas amareladas é deixá-la de molho por uma hora em um balde de água contendo duas colheres de bicarbonato de sódio. Depois enxágue normalmente e deixe secar à sombra.
23 - Para amolecer sujeiras incrustadas de sua lata de lixo, adicione quatro colheres de bicarbonato em cinco litros de água fervente. Deixe a lata de lixo de molho até a água esfriar, depois esfregue com uma escova apropriada. O mau cheiro também vai embora.

Achei a matéria muito interessante e estou compartilhando com as amigas.
Ainda não testei nenhuma das dicas, mas vou começar com a limpeza de inox.

Fonte: http://bbel.uol.com.br/casa/post/23-maneiras-de-usar-o-bicarbonato-de-sodio-em-casa/page1.aspx

15 comentários:

Muito rosa disse...

ÓTIMAS DICA QUERIDA,NÃO SABIA QUE O BICARBONATO TINHA TANTAS UTILIDADES ASSIM, VOU USAR ALGUMAS DICAS, ÓTIMO FIM DE SEMANA. BJOS. GRAZI.

Baunilha disse...

também não sabia... vou já tirar umas notinhas para o meu bloco de apontamentos! obrigada

Anônimo disse...

Olá,Mto boas as dicas!
Vim aqui conhecer o seu blog e aproveito para te convidar a conhecer a Elitize adesivos decorativos.

Espero que goste!

Abraço

Elitize

Cintia disse...

Adorei as dicas como bicarbonato é útil, que beleza! Abraço

Marta Benicá disse...

Ótimas estas dicas. Abraços, Marta

Carla Gabriele Nunes disse...

muito legal!

Gislene disse...

Não sabia do poder do bicarbonato!! Valeu pela dica!
Bjs.

Sandra Lima disse...

Eu uso bicarbonato aqui em casa para muitas coisas, mas nem a metade do que você mostrou...
Obrigada pelas dicas!
Beijos

Vânia Pinho disse...

Olá adorei as dicas...vou testar algumas no fim de semana.Seu blog é ótimo e ja vou seguir.

Abraços
Vânia Pinho
www.cadebonecadecor.blogspot.com
www.presentart.blogspot.com

Anônimo disse...

adorei as dicas

Unknown disse...

Muito obrigada pelas dicas o seu blog é 100% (lindo). Na parte de bicarbonato para a saúde, não esqueçamos de sua MAIOR CONTRIBUIÇÃO: como agente anti-cancerígeno MARAVILHOSO! Acessando o site do Dr. Simoncini é possível ver: http://www.curenaturalicancro.com/therapy-simoncini-short.html
Beijinhos, Dani

Carol disse...

caramba...eu não sabia nem de 3 maneiras...

Unknown disse...

Muito boas as suas dicas...vou testa-las amanhã...

Unknown disse...

Estava sem fermento e vi aqui que posso usar em bolo,vamos vê se vai dá certo,adorei as dicas de como usar bicabornato

Unknown disse...

Estava sem fermento e vi aqui que posso usar em bolo,vamos vê se vai dá certo,adorei as dicas de como usar bicabornato