quinta-feira, 12 de maio de 2011


Acabe com as bactérias da cozinha com produtos sim

Diariamente sujamos nossas casas, mesmo sem querer e a cozinha é o cômodo que mais reúne bactérias, mais até que os banheiros. A cozinha esconde germes e bactérias porque nesse local  manuseamos alimentos e gorduras. A umidade do local também colabora para proliferação de bactérias. Mas você pode usar produtos simples e naturais para eliminá-las.
As bactérias se reproduzem a um ritmo acelerado, portanto, logo que a sujeira aparecer é bom tomar providências. Limpar a cozinha enquanto você prepara os alimentos, pode dar mais trabalho, mas evita que as bactérias criem colônias. Uma junção de produtos simples presentes em nosso dia-a-dia podem ser utilizados para limpar e eliminar as bactérias.
Água, limão, vinagre, sal e bicarbonato de sódio são produtos baratos e podem ser aplicados em quase toda superfície da casa.
As manchas de gordura no fogão são mais fáceis de limpar enquanto estão frescas, depois fica mais difícil. Mas, se a gordura está grudada, tente deixar um pouco de vinagre sobre a gordura por cerca de 15 minutos antes de começar a limpeza. Também pode usar água com sal.
No forno, você pode espalhar um bocado de bicarbonato de sódio sobre a parte inferior do forno, deixando todas as manchas cobertas. Durante algumas horas você borrifa água sobre o forno, deixe a noite para agir e no dia seguinte remova a pasta que restou. No caso do forno microondas vinagre e água aquecidos por alguns minutos no próprio microondas criam um vapor que ajuda a retirar a sujeira de maneira fácil.
Para geladeiras é possível usar solução de água com bicarbonato, o limão pode ser usado para dar aroma. No caso de esponjas, elas são local propício para bactérias, neste caso é recomendado fervê-las por cerca de 3 minutos para descontaminá-las. Os panos de prato devem ser lavados pelo menos uma vez por semana e após o uso colocado para secar totalmente.
As louças podem ser lavadas com detergentes biodegradáveis ou com uma solução de detergente caseiro que leva água e sabão de coco ralado. Para acabar com a sujeira do fundo das panelas quatro colheres de sopa de vinagre podem ajudar. O vinagre deve ser utilizado com água e a panela deve ser colocada no fogo para aquecer a mistura e desgrudar a sugeira encrostada no fundo. O vinagre também pode ser uma boa ferramenta para eliminar gordura dos azulejos. Duas colheres de vinagre em um recipiente com água morna.

Por Catharina Apolinário
Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/acabe-com-as-bacterias-da-cozinha-com-produtos-simples-11-1-69-402.html

6 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Tenho uma verdadeira fixação por este tipo de soluções caseiras, que nos tornam mais conscientes na defesa do meio ambiente e contribuem grandemente na economia doméstica.
Se nos deixarmos envolver pela publicidade, não tarda nada que nos encontremos mergulhados até ao pescoço em produtos de limpeza, que mais não são do que variações sobre o mesmo tema e que se limitam a explorar as nossas fraquezas para venderem sempre mais.
Actualmente,na minha cozinha, utilizo um único detergente, o da louça, para lavar todas as superfícies.
Aprendi, não sei onde, que utilizando um pulverizador vazio com água e uma colher de sopa do banalíssimo detergente usado na lavagem manual da louça, se consegue efeitos iguais aos prometidos pelos caríssimos detergentes "xpto".
As suas dicas são, neste âmbito, super-importantes, são como as mezinhas da vovó que continuam a surtir efeitos milagrosos.
Beijos, Nina

Marta Benicá disse...

Adorei o post. tenha um bom fim de semana. Marta.

Nanda Assis disse...

otimas materias e otimas dicas.

bjos...

Coração da Nena disse...

Cláudia querida,
Adoro dicas sobre organizar e aproveitar melhor os espaços que temos em casa.Sempre aprendo alguma coisa a mais.
Beijos carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Adriana Candida Carneiro disse...

nao precisei nem olhar muito para me tornar sua seguidora... que dicas boas emmmm?
passa la no meu qdo der... bj

Camila Couto disse...

Muito legal!