terça-feira, 16 de agosto de 2011

Veja ideias para deixar sua casa mais saudável (Parte 3/4)

Continuando....


Para aumentar o conforto, vista a sua casa de acordo com a estação do ano: no verão, troque as capas das almofadas para cores claras, tecidos leves (como algodão) e estampas alegres; no inverno, coloque capas de veludo e deixe mantinhas de flanela ou lã à disposição nos sofás e pufes, como nesta sala da casa da arquiteta Neza Cesar, em SP
Para aumentar o conforto, vista a sua casa de acordo com as estações do ano

MUITA TINTA, MAS POUCA QUÍMICA
Casa toda branca (ou bege) é um tédio. "Fica sem personalidade", diz o arquiteto Guto Requena. Para ele, não há cor que não possa ir à parede. "Azul, preto, rosa", enumera. "O maior erro é o medo."
Cores frias (azul e verde, por exemplo) dão a impressão de que o ambiente é maior e ajudam a relaxar. Cores quentes dão mais energia, mas podem não ser uma boa ideia em locais com temperaturas mais altas.
E não precisa fazer uma revolução: pintar uma parede já muda completamente o ambiente. "Quem não quer pintar a casa, pode usar móveis e objetos coloridos", sugere a decoradora Neza Cesar.
É importante escolher uma tinta pouco tóxica e com menos cheiro, o que ajuda a evitar alergias respiratórias. Prefira as que usam solventes à base de água. Solventes químicos, como o tíner, evaporam e pioram a qualidade do ar mesmo depois que a tinta já está seca. As tintas acrílicas são menos tóxicas do que as tintas tipo esmalte e látex.
BARREIRAS VERDES DE PROTEÇÃO
Quem não se sente melhor na companhia de um vasinho de flor? "É barato, fácil de comprar e muda a cara do cômodo", diz a paisagista Claudia Munõz. Qualquer violeta ou crisântemo de supermercado já ajuda.
Quem quer investir um pouquinho mais pode comprar orquídeas, que ficam com flores por até dois meses. As do tipo phalaenopsis não são caras, não exigem tantos cuidados e são vendidas em várias cores.
Outra flor boa de lidar é o lírio-da-paz. "Dá para ter dentro de casa, mas precisa de sol", alerta a paisagista Paula Galbi.
Para saber onde colocar a planta, a dica da paisagista é imaginar um ângulo de 45° a partir de uma janela até uma parede: essa é a distância máxima para deixar uma folhagem, árvore ou flor.
Dentro de casa, vão bem: palmeira camedória, filodendros (incluindo pacová) e árvore-da-felicidade.
Na varanda, cactos e plantas suculentas dão pouco trabalho. "Árvores frutíferas e folhagens exigem mais cuidados, mas ajudam a criar um isolamento mecânico contra a poluição do ar e sonora."
Quem gosta de ervas e temperos frescos pode ter vasos nas janelas da cozinha ou na varanda --se bater sol. Temperos não são muito fáceis de manter: precisam de luz e água todos os dias.
Paula Giolito/Folhapress
Cozinha da designer Raquel Mendes, 27, no RJ
Cozinha da designer Raquel Mendes, 27, no RJ
ÁGUA E SABÃO É A MELHOR MAGIA
Uma casa terapêutica, que cumpre a função de ajudar você a recarregar sua energia, precisa ser muito limpa. Para isso, um planejamento de arrumação (diária, semanal ou mensal) é mais efetivo do que o uso de produtos de limpeza caros, segundo a especialista em organização Ingrid Lisboa.
O infectologista Stefan Cunha Ujvari explica que alguns cuidados podem livrar a casa do risco de contaminação por vírus e bactérias. Em quartos, sala e cozinha, limpe a sujeira sem usar desinfetantes poderosos. "Água e sabão comum resolvem."
Na pia da cozinha, não misture carnes cruas com saladas e frutas. Carnes podem ter larvas de parasitas. Separe na hora do preparo e, entre uma fase e outra, limpe o balcão com água e sabão. No banheiro, use desinfetantes ou produtos multiuso para piso, vaso e pia. Nesses locais há bactérias que causam infecções e diarreias.

Continua....
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/949445-veja-ideias-para-deixar-sua-casa-mais-saudavel.shtml

6 comentários:

Seraphkitten disse...

adorei o seu blog visite o meu http://belissom.blogspot.com/

Karen disse...

A questao das cores não é nem o medo. Mas prefiro dar a cor nos detalhes, almofadas
Nao pintarei de bege, mas de cinza.

bjim

HepatitesMS disse...

Olá equipe do blog ADORO MEU LAR

A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
Ministério da Saúde.
comunicacao@saude.gov.br
hepatitesms@gmail.com

Panos e Linhas Ateliê disse...

Olá...fazemos parte do Blogueiras Unidas e viemos conhecer teu cantinho...ele é lindo e já viemos pra ficar! Venha nos visitar e se quiser ficar, será um enorme prazer...beijão!

Maiara disse...

Lindas dicas, eu estava pesquisando sobre casa verde e olhem que site interesante eu encontrei

http://www.cemara.com.br/quero-minha-casa-no-campo/

Fernanda disse...

Vou casar e as dicas aqui estão sendo muito úteis.