quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Economia no Banheiro

O banheiro é o ambiente que consome a maior quantidade de água na casa, mas é também onde se pode realizar a maior contribuição para a preservação desse valioso recurso natural. Instalando um chuveiro econômico você diminuirá o consumo de água mais do que com qualquer outra providência. Mas não pare por aí – há outras maneiras de reduzir a conta no fim do mês.

Evite o desperdício

- Instale um chuveiro com dispositivo econômico para reduzir a quantidade de água liberada.
- Tome banhos mais curtos. Cada minuto a menos pode reduzir o consumo em 23 litros. Se achar difícil se controlar, compre um timer e ajuste-o para 3 ou 4 minutos, para se lembrar da hora de sair do chuveiro.
- Enquanto espera a água esquentar, recolha a água fria num balde.
- Depois, você poderá usá-la em plantas dentro de casa ou no jardim. Se a pia tiver água quente, faça o mesmo.
- A banheira em geral requer mais água que o chuveiro; por isso, deixe para usá-la apenas quando realmente precisar. Mas evite enchê-la demais: a água deve ser suficiente apenas para cobrir seu corpo quando estiver deitado.
- Verifique a temperatura da água enquanto enche a banheira, para evitar que fique muito quente e depois seja necessário acrescentar grande quantidade de água fria.
- Verifique a tampa do ralo para se certificar de que a água não está escoando. Acrescente um filtro à tampa para evitar que fios de cabelo e outros resíduos entupam o ralo.
- Considere a instalação de um sistema de reciclagem de água cinza para a banheira, o chuveiro e a pia. A água pode ser usada no jardim, nas descargas dos banheiros e até para lavar roupas.

À pia

- Instale torneiras com arejadores, capazes de reduzir a vazão de água em até 50%, garantindo uma economia de 5.000 litros por ano. Outra opção é instalar arejadores de aparafusar às torneiras existentes.
- Se puder, instale uma torneira única para misturar a água: isto ajudará você a encontrar mais rapidamente a temperatura ideal.
- Não abra completamente as torneiras – até 90% da água pode ser desperdiçada. Adote o hábito de abrir apenas o necessário.
- Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros de água por minuto.
- Ao fazer a barba, encha um copo com água para molhar o barbeador, em vez de fazê-lo sob água corrente ou na pia cheia.

Instalações e acessórios

- Escolha cerâmica para as instalações e materiais naturais, como madeira, pedra ou bambu, para saboneteiras, cestos de roupa etc. Sempre que possível, evite itens de plástico, como cortinas de PVC, derivadas de material não-renovável (petróleo).
- Quando as toalhas estiverem muito gastas, procure substituí-las por outras de materiais ecológicos, sem tratamento com cloro, como cânhamo e algodão orgânico, disponíveis em lojas especializadas. Se optar por toalhas comuns de algodão, certifique-se de que sejam de boa qualidade, para que durem bastante. Evite as esponjas sintéticas, feitas de petroquímicos não-renováveis.
- Evite produtos descartáveis, como barbeadores, que aumentam a quantidade de lixo.
- Escolha sabonetes puros, à base de vegetais ou em gel, sem aditivos sintéticos, principalmente se planejar reaproveitar a água cinza.
- Reduza a utilização do exaustor do banheiro. Em dias quentes, prefira abrir a janela.
- Se o banheiro não tem janela, uma boa opção é instalar uma clarabóia com aberturas.

Dica
Tome banhos mais curtos: cada minuto
a menos no chuveiro pode garantir
uma economia de 23 litros de água

Prós & contras - Banheira ou chuveiro?
Presume-se que a banheira use muito mais água que o chuveiro, mas tudo depende da eficiência do chuveiro e do uso moderado na banheira. No nível baixo, a banheira usa cerca de 50 litros de água, enquanto cheia consome 150 litros. Um chuveiro pouco eficiente pode liberar até 23 litros por minuto; então, em pouco mais de 2 minutos, você terá usado tanta água quanto na banheira no nível baixo. Se demorar 7 minutos no chuveiro, gastará água suficiente para encher a banheira. Por outro lado, um chuveiro eficiente utiliza 9 litros de água por minuto, de forma que um banho de 3 a 4 minutos consumirá muito menos.
Fonte.: Helô da Cunha

7 comentários:

Chá das 5 a meia-noite disse...

Passando para fazer uma visitnha e dizer que as dicas foram muito úteis. Sempre é nbom lembrar o quanto é importante fazermos nossa parte.Beijinho e bom feriadão.

EU MULHER disse...

Olá querida! Seu blog é ótimo. Olhei toda essa primeira página e amei as dicas que vc nos deu. Voltarei sempre.



Mil beijos

Anna disse...

Adorei viu!!!
E sempre que posso adoro ler suas dicas.
Bom carnaval
Beijos

Mulheres-SARL disse...

Já tinha passado ontem a noite e quero te enviar um selinho me manda um e-mail, mas qto as tuas dicas são maravilhosas, preciso ter um tempo para imprir e por em prática e passar para as amigas tb.
Escreve para (antonia.luciene@terra.com.br) fico no aguardo.
Parabéns pelo novo visual, não posso mecher no meu, senão perde a identidade rsrsrs
Mas gosto como ele está, assim mesmo.
O seu está lindo, corrija a palavra economia (não é econimia) rsrsrs
Abs,
Antonia Albuquerque

Mulheres-SARL disse...

Desculpa alguns erros de portugues na digitação, faço mto rapido
quero dizer (imprimir e mexer) estou no trabalho e o Chefe sempre entra na minha sala rsrsrs

Abs

Sueli disse...

Cláudia
que blog interessante o seu! quantas dicas legais, principalmente a de como economizar água!!!!! adorei! Estamos linkando seu blog lá no site Desabafo de Mãe e no blog... www.desabafodemae.com.br
ABS
Sueli

日月神教-向左使 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買