quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Economia no Banheiro

O banheiro é o ambiente que consome a maior quantidade de água na casa, mas é também onde se pode realizar a maior contribuição para a preservação desse valioso recurso natural. Instalando um chuveiro econômico você diminuirá o consumo de água mais do que com qualquer outra providência. Mas não pare por aí – há outras maneiras de reduzir a conta no fim do mês.

Evite o desperdício

- Instale um chuveiro com dispositivo econômico para reduzir a quantidade de água liberada.
- Tome banhos mais curtos. Cada minuto a menos pode reduzir o consumo em 23 litros. Se achar difícil se controlar, compre um timer e ajuste-o para 3 ou 4 minutos, para se lembrar da hora de sair do chuveiro.
- Enquanto espera a água esquentar, recolha a água fria num balde.
- Depois, você poderá usá-la em plantas dentro de casa ou no jardim. Se a pia tiver água quente, faça o mesmo.
- A banheira em geral requer mais água que o chuveiro; por isso, deixe para usá-la apenas quando realmente precisar. Mas evite enchê-la demais: a água deve ser suficiente apenas para cobrir seu corpo quando estiver deitado.
- Verifique a temperatura da água enquanto enche a banheira, para evitar que fique muito quente e depois seja necessário acrescentar grande quantidade de água fria.
- Verifique a tampa do ralo para se certificar de que a água não está escoando. Acrescente um filtro à tampa para evitar que fios de cabelo e outros resíduos entupam o ralo.
- Considere a instalação de um sistema de reciclagem de água cinza para a banheira, o chuveiro e a pia. A água pode ser usada no jardim, nas descargas dos banheiros e até para lavar roupas.

À pia

- Instale torneiras com arejadores, capazes de reduzir a vazão de água em até 50%, garantindo uma economia de 5.000 litros por ano. Outra opção é instalar arejadores de aparafusar às torneiras existentes.
- Se puder, instale uma torneira única para misturar a água: isto ajudará você a encontrar mais rapidamente a temperatura ideal.
- Não abra completamente as torneiras – até 90% da água pode ser desperdiçada. Adote o hábito de abrir apenas o necessário.
- Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros de água por minuto.
- Ao fazer a barba, encha um copo com água para molhar o barbeador, em vez de fazê-lo sob água corrente ou na pia cheia.

Instalações e acessórios

- Escolha cerâmica para as instalações e materiais naturais, como madeira, pedra ou bambu, para saboneteiras, cestos de roupa etc. Sempre que possível, evite itens de plástico, como cortinas de PVC, derivadas de material não-renovável (petróleo).
- Quando as toalhas estiverem muito gastas, procure substituí-las por outras de materiais ecológicos, sem tratamento com cloro, como cânhamo e algodão orgânico, disponíveis em lojas especializadas. Se optar por toalhas comuns de algodão, certifique-se de que sejam de boa qualidade, para que durem bastante. Evite as esponjas sintéticas, feitas de petroquímicos não-renováveis.
- Evite produtos descartáveis, como barbeadores, que aumentam a quantidade de lixo.
- Escolha sabonetes puros, à base de vegetais ou em gel, sem aditivos sintéticos, principalmente se planejar reaproveitar a água cinza.
- Reduza a utilização do exaustor do banheiro. Em dias quentes, prefira abrir a janela.
- Se o banheiro não tem janela, uma boa opção é instalar uma clarabóia com aberturas.

Dica
Tome banhos mais curtos: cada minuto
a menos no chuveiro pode garantir
uma economia de 23 litros de água

Prós & contras - Banheira ou chuveiro?
Presume-se que a banheira use muito mais água que o chuveiro, mas tudo depende da eficiência do chuveiro e do uso moderado na banheira. No nível baixo, a banheira usa cerca de 50 litros de água, enquanto cheia consome 150 litros. Um chuveiro pouco eficiente pode liberar até 23 litros por minuto; então, em pouco mais de 2 minutos, você terá usado tanta água quanto na banheira no nível baixo. Se demorar 7 minutos no chuveiro, gastará água suficiente para encher a banheira. Por outro lado, um chuveiro eficiente utiliza 9 litros de água por minuto, de forma que um banho de 3 a 4 minutos consumirá muito menos.
Fonte.: Helô da Cunha

6 comentários:

Livia Luzete disse...

Passando para fazer uma visitnha e dizer que as dicas foram muito úteis. Sempre é nbom lembrar o quanto é importante fazermos nossa parte.Beijinho e bom feriadão.

Unknown disse...

Olá querida! Seu blog é ótimo. Olhei toda essa primeira página e amei as dicas que vc nos deu. Voltarei sempre.



Mil beijos

Anna disse...

Adorei viu!!!
E sempre que posso adoro ler suas dicas.
Bom carnaval
Beijos

Anônimo disse...

Já tinha passado ontem a noite e quero te enviar um selinho me manda um e-mail, mas qto as tuas dicas são maravilhosas, preciso ter um tempo para imprir e por em prática e passar para as amigas tb.
Escreve para (antonia.luciene@terra.com.br) fico no aguardo.
Parabéns pelo novo visual, não posso mecher no meu, senão perde a identidade rsrsrs
Mas gosto como ele está, assim mesmo.
O seu está lindo, corrija a palavra economia (não é econimia) rsrsrs
Abs,
Antonia Albuquerque

Anônimo disse...

Desculpa alguns erros de portugues na digitação, faço mto rapido
quero dizer (imprimir e mexer) estou no trabalho e o Chefe sempre entra na minha sala rsrsrs

Abs

Sueli disse...

Cláudia
que blog interessante o seu! quantas dicas legais, principalmente a de como economizar água!!!!! adorei! Estamos linkando seu blog lá no site Desabafo de Mãe e no blog... www.desabafodemae.com.br
ABS
Sueli