quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

FRUTAS

Vamos falar de limão.
Além de altamente nutritivo, é um santo produto: usado na água de enxaguar a louça, seu bagaço é um perfume natural por excelência. Experimente lavar com ele as vasilhas nas quais
preparou peixe e veja o resultado.

Aliás, para que renda mais sumo, principalmente se estiver meio seco, basta mergulhá-lo alguns segundinhos numa panela com água fervente. A dica é válida para qualquer fruta cítrica da qual se queira extrair mais suco.

E mais: aproveite-o na fervura onde vai cozinhar ovos para que a panela não escureça. De quebra, uma vez terminadas suas tarefas na cozinha, esfregue as mãos com uma fatia fina: elas vão ficar macias, claras e suavemente perfumadas.


HEI DE LEMBRAR!
Ao comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: são as que têm mais sumo. O mesmo vale para qualquer fruta cítrica: limão, maracujá, tangerina.


Pretende usar apenas umas gotas de limão?
Não o parta ao meio. Faça um furinho com um palito ou a ponta da faca e esprema. Em seguida,
espete o mesmo palito no buraco e coloque o limão na geladeira.

Agora, se cortou o limão em dois e não vai aproveitar uma das metades, mergulhe-a em um pouco d’água numa vasilha e deixe na geladeira. Se preferir, use vinagre.
Você quer uma dica infalível para comprar sempre bons abacaxis? Puxe uma folha da coroa: se ela se destacar facilmente, é sinal de que a fruta já está pronta para o consumo.

Caso contrário, ainda não está madura.

Outra referência: quando está no ponto, o abacaxi exala um aroma adocicado.
Salada de frutas é bom e faz bem. O que não fica bem são aqueles pedaços de banana
escura que destoam do restante.

Para evitar que isso aconteça, quando terminar de fatiálas, acrescente um pouco de suco de limão e açúcar refinado. Mas as peras e maçãs também não ficam atrás! Nesse caso, antes de fazer a salada de frutas, encha uma vasilha com água fria e suco de limão e mergulhe as frutas dentro.
Elas não mudarão de cor.
Tome nota: o abacate amadurece rapidinho se você o enfiar no pote de farinha de trigo ou o mantiver num saco de papel fechado, junto com uma maçã madura.
Uma gota de álcool ou de vinagre injetada em um furinho junto do cabo do caqui verde o ajudará a amadurecer rapidamente. Experimente e verá!



Lei da natureza: bananas verdes ficam prontas para o consumo mais depressa se você colocar junto delas uma bem madura. Assim que amadurecerem, ponha-as na geladeira e não se preocupe com a aparência da casca.
Elas vão ficar escuras, mas a fruta estará ótima.
Fonte: Livro - Sebastiana Quebra-Galho Da Mulher Independente

6 comentários:

Atelier do Crochê disse...

Oi!!!
Adorei as dicas p bananas...pois trouxe um cacho do sitio da minha mãe e já não sabia mais o q fazer para durarem mais... agora vão p geladeira...rs
Tem selinho p vc no meu blog! Passa lá!!!
Bjos

Desenhos da Fernanda disse...

Hmmm na casa da minha mãe tem um pé enorme de limão galego! Um luxo!

bjs!

Amanda disse...

Nossa quanta dica bacana... quero essa Sebastiana quebra galho pra mim!!!!Bjs.. seja sempre bem vinda no meu blog! Já add o teu ok?

Debora disse...

Oi!
Obrigada por seguir meu blog!
Adorei o seu!
Suas dicas são muito úteis!
Principalmente pra mim que sou marinheira de 1ª viagem e um tanto atrapalhada hehe.

Bjs

Luana disse...

Oiiiii, muito obrigada pela visitinha, amei as dicas do seu blog!!
Vou te acompanhar sempre viu!!!

Bjokas

Mara L. Muniz disse...

Adorei a do limão.
Agora eu já sei escolher limão, depois de tantos anos comprando limão.
Não para! não para! não para!
bjs e bom findi