terça-feira, 3 de março de 2009

O Arroz

O arroz é um alimento universal, básico à alimentação de bilhões de pessoas.
Mas, na sua modéstia de cereal, nunca poderia imaginar que seus pequeninos grãos seriam o elo entre os augúrios de esperança e felicidade de um futuro auspicioso.
Como uma bênção, o arroz é lançado sobre os novos casais na hora do "enfim sós", simbolizando, segundo a lenda, a fartura, a riqueza, a felicidade.
Para os chineses, a fartura tem como talismã a figura do Buda sentado sobre três fardos de arroz; e para o pobre o arroz representa, também, menos um dia de barriga vazia.
ARROZ QUEIMADO — Não leve à mesa o arroz com gosto de queimado.
Siga rapidamente (enquanto está bem quente e com o vapor) um destes conselhos: Enfie a panela destampada imediatamente dentro de uma bacia ou recipiente maior que ela, contendo água fria. Após alguns minutos o cheiro desaparecerá. Transfira, então, o arroz para outra panela, sem raspar o fundo que queimou.
Destampe a panela ainda bem quente, retire dela um punhadinho de arroz, ponha-o sobre a pia ou mesa, colocando sobre ele a panela. Depois, proceder como acima.
Destampe a panela e enfie imediatamente — bem no meio do arroz e até o fundo — um garfo (desses comuns — inoxidáveis). Deixe-o assim espetado por alguns segundos; quando sair toda a fumaça terão saído, também, o cheiro e o gosto do queimado.
Depois, proceda como nas vezes anteriores.
Destampe a panela e coloque dentro dela, sobre o arroz, um pedaço de pão, tampando-a imediatamente, e espere alguns minutos. Depois destampe a panela e jogue o pedaço de pão fora. Ele terá absorvido todo o cheiro e o gosto de queimado. Transfira o arroz para outra panela, desprezando o fundo queimado.
Com tantas boas sugestões para se aproveitar o arroz (e o feijão) que queimou, creio que esta é a mais simples e mais interessante: destampe a panela e bata palmas 3 vezes; faça isso não muito depressa (o normal) e a cada palma conte mentalmente " 1,2,3".
Aguarde então até que saia toda a fumaça e o arroz esfrie um pouco. Depois, proceda como sugerido anteriormente.
ARROZ SOLTO — Faça seu arroz bem soltinho, com uma das seguintes alternativas: Colocar uma colher de vinagre na água do arroz, na hora do cozimento.
Pôr um pouco de água fria com umas gotas de limão, quando a primeira água estiver secando.
Se o arroz cozinhou demais e empapou, despeje-o dentro de uma peneira ou escorredor, e ponha-o debaixo de uma torneira de água fria, lavando-o (como se faz com macarrão), até os grãos soltarem bem. Deixe escorrer por bastante tempo, e leve-o a esquentar no forno, ou sobre o vapor de água fervendo (nesse caso, coloque o arroz numa fôrma toda furada, como, por exemplo, a fôrma de cuscuzeiro).
Mais simples ainda é colocar a panela do arroz empapado, destampada, dentro de um recipiente alto, contendo água fria até a altura de 2 dedos a menos da boca da panela. Deixar assim por uns 10 a 15 minutos.
Se você gosta de um arroz bem seco e não o consegue fazer, experimente o seguinte: 5 minutos antes de terminar de cozinhar, ponha dentro de sua panela 1 fatia de pão, tampe e deixe por alguns minutos. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão.
Se você "errar a mão" e o arroz não ficar soltinho, quando estiver pronto, destampe a panela e jogue dentro 1 colher (sopa) de água fria. É tiro e queda.
Se o arroz for daquele tipo feio, muito escuro, lave-o com sal e limão antes de levá-lo ao fogo.
O arroz não entorna, enquanto cozinha, se colocarmos dentro da panela um pedacinho de manteiga.
ARROZ CRU — Conservação — Para preservar dos insetos arroz, feijão, lentilhas e outros alimentos em grãos crus, que ficam guardados em latas ou potes de mantimentos, é só derramar um pouco de sal dentro dessas vasilhas.

8 comentários:

Desenhos da Fernanda disse...

Ótimas dicas!

Unknown disse...

Adorei.
Li um livro na semana passada que vinculava o cultivo do arroz à grande habilidade matemática dos orientais.
O arroz está com tudo!
Beijo

Raspas de Laranja disse...

Nice! :)

Ypsilon Yvone disse...

Amei as dicas viu!
Mas vou te contar uma coisa: Só não como ele cru - adoro soltinho, adoro empapado, adoro molhadinho logo quando apagamos o fogo...hum!!!

Delírios Gourmet disse...

Claudinha!!!!!! Que dicas maravilhosas! Adorei! Vou passar o seu blog para minha mãe visitar, pois ela é craque em queimar arroz... quase todos os dias, ela queima arroz...rsrs Bjs!

Creuza Moura disse...

olá
Sabe porque que eu adoro este blog?
porque sempre aprendo alguma coisa necessária e nova.
algumas coisas eu achava que era crendice, como colocar um pouco de arroz na pia e a panela em cima mas, com fé tudo acontece não é mesmo?!

Um grande Abraço

Creuza Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Claudia, feliz dia internacional da mulher!!!

Nosso site Coisas de Meninas http://coisasdemeninas.com escolheu seu blog pra compartilhar o memê *Toda Mulher Gosta...*..Passa lá pra pegar? bjuuu