quarta-feira, 4 de março de 2009

Vá plantar batatas!

Batatas
Alguém disse: "Vá plantar batatas". E, desde então, as batatas são plantadas, colhidas e servidas como vedete de salão.
Nas grandes homenagens, em que impera o coquetel, aparecem as batatinhas vestidas de palha, torradinhas e fresquinhas, excitando o paladar dos presentes, para estimular o consumo das bebidas. Nos banquetes, entre os mais requintados pratos, aparecem as batatas; de um lado, guarnecendo os mais excelentes filés, e do outro, o peixe, que não dispensa o seu purê.
Alguém também disse: "Ao vencedor, as batatas. "Prêmio muito compensador, pois este tubérculo, mundialmente apreciado, é base de algumas das mais deliciosas receitas, além de ser ótimo alimento.
BATATAS-INGLESAS
COZIDAS COM CASCA — Ao cozinhar dessa forma as batatas, e também as holandesas ou batatas-doces, coloque dentro de sua panela umas 3 ou 4 folhas de couve; assim, a panela não ficará escura, poupando trabalho na hora de lavá-la.
Se a batata for muito grande, economize gás, enterrando nela um prego novo e limpo. Parece uma simpatia, mas funciona, porque ela vai cozinhar mais depressa, por dentro e por fora.
Mas se for assar essas batatas grandes, antes de levá-las ao forno fure-as com um garfo fino. Isso fará com que cozinhem por igual, ficando perfeitas, sem rachar.
Quando tiver que cozinhar aquelas batatinhas redondinhas, pequeninas (noisette — do tamanho de uma noz), coloque na água de seu cozimento um pouco de sal.
Isso vai facilitar muito na hora de descascá-las depois de cozidas. Poderá também juntar à sua água algumas gotas de limão ou um pouco de leite. Verá como ficarão ótimas.
COZIDAS SEM CASCA — No momento de cozinhar, coloque um pouco de óleo na água em que as batatas serão cozidas. Elas ficarão perfeitas, não desmancharão e não grudarão no fundo da panela.
Você esqueceu suas batatas cozinhando no fogo? A água secou e elas começaram a queimar? Não tem importância; basta transferi-las para outra panela (sem raspar o fundo) e colocar outra água, deixando ferver novamente. O gosto de queimado desaparecerá e estarão salvas suas batatas. Aproveite e experimente fazer com elas um gostoso purê substituindo o leite por creme de leite. Ficará leve e saborosíssimo.
BATATAS CRUAS — Não jogue fora aquelas batatas que estiveram guardadas por muito tempo só porque estão murchas e com as cascas enrugadas. Elas ficarão como novas misturando-se um pouco de vinagre à água em que serão cozidas.
As batatas murchas também adquirem frescor tirando-se, do centro, uma tira de casca e colocando-as de molho por algum tempo em água fria.
Uma maneira muito gozada de reaproveitar essas batatas é enfiando-as num barbante como se fossem contas de um colar, deixando-as depois mergulhadas na água fria por bastante tempo.
Se acabou de descascar um montão de batatas cruas e o marido telefona dizendo que não vem almoçar em casa, não brigue com ele por causa disso. Você poderá guardá-las (até por 3 dias) perfeitas, colocando-as numa tigela coberta com água e 1 colherzinha de vinagre. Tampe e deixe guardada na geladeira. Ficarão como descascadas na hora.
BATATAS-DOCES
Estas batatas são normalmente cozidas com casca, e deixam a panela muito escura por dentro depois de cozidas, o que dá um trabalhão para limpá-la. Evite que isso aconteça, colocando um pouco de óleo dentro de sua panela, antes de levá-la ao fogo.
Porém, se você esquecer de colocar óleo ou banha na sua água, jogue fora toda a água em que cozinhou as batatas-doces, coloque água limpa até cobrir todo o escuro da panela, ponha um pouco de óleo, tampe a panela e leve-a ao fogo para ferver por alguns minutos.
O escuro vai sair todinho.
A batata-doce cozinha mais rapidamente quando levada ao fogo somente com a água; deixe para acrescentar o sal assim que a água ferver. Tampe a panela em seguida.
O suco de batata-doce fresca é ótimo para quem sofre de úlcera do estômago ou do duodeno.
Este suco, logo depois de tomado, alivia dores e estimula o apetite.
FRITAS — Colocando sal depois das batatas fritas e prontas, elas não murcharão. E, para que elas também não murchem depois de prontas, nada de cobri-las para mantê-las quentes logo que retiradas da gordura; espere até que elas amornem para cobri-las. Ou então, para conservá-las quentes até o momento de ir à mesa, depois de escorridas, coloque-as dentro de uma assadeira, forrada com papel de pão, e deixe no forno aceso bem fraquinho, deixando sua porta um pouquinho aberta.
Antes de fritar as batatas palha, deixe-as ficar de molho em água gelada, na geladeira, por no mínimo 1/2 hora antes de fritar. Isso vai fazer com que elas fiquem bem sequinhas.
PURÊ DE BATATAS — Quando cozinhar batatas para fazer um purê, é preferível que o faça com batatas descascadas, pois um purê só ficará leve e saboroso se as batatas forem espremidas imediatamente após terem saído do fogo. Assim como seu preparo deverá ocorrer logo em seguida, com as batatas bem quentes, mesmo que ele não vá ser consumido logo. Bata muito bem, e vá acrescentando o leite aos poucos. Se o purê for servido mais tarde ou mesmo no jantar, basta levá-lo ao fogo novamente, acrescentando mais um pouco de leite, que ele voltará a ficar fofinho como na hora em que foi preparado.
Ao bater um purê de batata, experimente colocar uma boa pitada de fermento em pó; assim ele ficará mais fofo ainda.
Ele também vai ficar fofo como um suflê, se, quando estiver batendo, acrescentar um pouquinho de leite em pó.
Ou então, bem na hora de retirar o purê do fogo para ir à mesa, misture, suavemente, 1 clara batida em neve.
Quando sobrar um bocado de purê do almoço e for reaquecê-lo para o jantar, pode proceder da mesma maneira descrita acima (bater acrescentando mais leite), ou coloque o purê numa panela em banho-maria, por 20 minutos, mexendo e batendo vigorosamente (nos dois casos) com uma colher de pau. Com qualquer desses dois processos, ele vai ficar leve e uma delícia.
Mas, se a sobra do purê for pouca, prepare-o para fazer bolinhos.
QUALIDADE DAS BATATAS — Se você quiser saber se as batatas que vai usar são de boa qualidade, isto é, farinhentas ou não, basta cortar cada uma em duas metades, esfregar uma parte contra a outra, e verificar: se aparecer espumas ou, se uma parte aderir à outra com facilidade, esteja certa de que elas são farinhentas. Isso porém não quer dizer que elas estejam estragadas, apenas não são gostosas.
E saiba que 1 ou 2 batatas com casca, lavadas e bem secas, colocadas dentro de móvel ou armário onde se encontram as pastelarias, conservam-nas frescas.



9 comentários:

Faby disse...

Elas são minhas preferidas...

Qdo era mais nova cozinhava uma batata. amassava com o garfo sobre o prato e colocava requeijão no meio. Fechava ela em formato de cone, jogava queijo ralado e voilá!!!! Uma delicia... hahaha

Outra coisa, acho que sou a única pessoa que coloca um ovo no purê. Adoro porque dá um sabor maravilhoso e é tradição da familia. Alguem aqui tambem usa?

Bjs
Faby

Adriana disse...

Eu só cozinho batatas com cascas a bastante tempo...Ficam bem saborosas...
Beijos

Cibele disse...

AMEI!!!!!!!!!!

Gislene disse...

Ótimas dicas, achei muito interessante. Com certeza vou aproveitar. Bjos!!

Lidiane Vasconcelos disse...

Olá, Caludia!
Que bom que gostou do Bicha Fêmea.
Vim conhecer seu espaço também, viu?
Seja muito benvinda e volte sempre.

Achei o máximo as dicas das batatas e vou experimentar a que sugere substituir o leite pelo creme de leite. Parece bom...

Gostei de espaço e sempre que puder, estarei por aqui. ;)

Beijos.

Andrea Guim disse...

Adoro batata de todo tipo e jeito, mas o que mais gosto é Batata Rusty (é assim que se escreve?) e purê de batatas... Hummm!!!!
Beijins!

AndMania disse...

Oi Clau, que estranho, eu acho que tinha um selinho pra vc sim. *rssss
tbm nao entendi.
Sou eu, And, do fly..
Bjsss
vc ta linkada no panelinha feminina
beijaooo

Lourdes Sabioni disse...

Demais essas dicas das batatas! Aqui em casa o povo adora elas de qualquer jeito. Amei!

日月神教-向左使 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買