quinta-feira, 5 de março de 2009

Tim-tim... À saúde!...


Os copos e as taças se erguem, enquanto os olhos brilham, ávidos para sorverem, num gole, os preciosos líquidos.
Ê, bebe-se muito pela saúde de todos, mas parece que, quanto mais se ouve o tinir dos copos, menos a saúde agradece. Mas o nosso assunto são as bebidas.
E entre elas destacamos a nossa nacional e tradicional aguardente, popularizada como "pinga". Dela nasceram as batidas, que têm como vedete a caipirinha Bebida popular, talvez por convicção ou por hábito, muitos têm na pinga um "santo remédio ", pois para esses ela cura tanto a dor de dente como a dor de barriga. Se alguém está nervoso, um golinho acalma; se é apatia, outro golinho anima, e até mesmo nos velórios servem-se uns traguinhos, para amainar um pouco a tristeza dos presentes. Um gole de vez em quando é bom; e ficar um pouco grogue não faz mal a ninguém. Há os que tomam um traguinho para festejar um momento; e outros, para os quais qualquer momento emotivo para mais um gole.
Os boêmios têm na cerveja sua preferência. Reunidos à mesa de um bar, cantam suas alegrias e tristezas, ao som arranhado de um violão, e de copo em copo, de garrafa em garrafa, vêem a madrugada chegar; e quase sempre, quando a noite termina, nasce uma nova canção.
Mas é nos coquetéis que se encontram as maiores variedades. Combinações, das mais divinas às mais perigosas, podem ser feitas quase infinitamente.
O uísque e o champanhe são para os mais sofisticados. Não estão ao alcance do povo.
Bebida e amor também se misturam, e embora muito se beba por ele ou por causa dele, a bebida não é como o amor: perfumes e vinhos, quanto mais velhos, melhores...
Mas... estamos todos alegres e felizes!
Vamos tomar um traguinho? E a que brindaremos? Já sei! A essa coisa muito linda e boa que sentimos dentro de nós, que sempre tivemos e pedimos a Deus que tenhamos para sempre.
Brindemos, pois.., à saúde!...
PRECAUÇÕES
Certos povos europeus costumam ingerir 1 colher de azeite de oliva antes de suas libações. Outra forma de evitar qualquer conseqüência maléfica do álcool é comer um pouco de manteiga, ou tomar um copo de leite antes da bebida. Manteiga, leite e comida ajudam a suportar melhor os efeitos do álcool.
Para se conservar fresca por muito tempo qualquer bebida já aberta, tampe a garrafa, guardando-a na geladeira, com o gargalo para baixo.
AGUARDENTE — Conhece-se sua boa qualidade quando, ao sacudir a garrafa, o rosário (anel de bolinhas) que se forma à superfície demorar para se desmanchar.
Caso contrário, a aguardente é de qualidade inferior.
Uma aguardente, assim como o conhaque, não pode ser guardada por muito tempo em garrafa, pois, em vez de envelhecer, ela degenera.
BATIDAS — Na maioria das batidas de aguardente é essencial que se incorpore o sumo da casca do limão, para assim "quebrar a dureza" da bebida. Isso se obtém amassando ou espremendo a casca do limão.
CERVEJA—Uma cerveja deverá permanecer em temperatura aproximada de 4 graus, para que não degenere (ficar choca).
CHAMPANHE — As garrafas de champanhe, assim como as de vinho, que irão ficar guardadas por muito tempo, deverão permanecer deitadas, até o seu uso. Isso evitará que a rolha resseque e apodreça, o que prejudicaria ou inutilizaria as bebidas.
CHOPP — De maneira alguma poderá ser guardado, pois, não sendo pasteurizado como a cerveja, tem fermentação contínua e sua degeneração é rápida.
UÍSQUE — Para saber se o uísque que está na garrafa é falsificado, sacuda-a e verifique: se o líquido não borbulhar, devolva essa garrafa porque certamente ele é falsificado.
VINHOS — Saiba que vinhos tintos são degustados à temperatura ambiente, com carnes e aves; os brancos, gelados, acompanham peixes e crustáceos; e os roses são servidos de preferência com assados, embora acompanhem perfeitamente qualquer prato.
O vinho verde acompanha pratos fortes. Este vinho não pode ser envelhecido.
Devem-se evitar os vinhos espumantes obtidos apenas com a adição de gás carbônico.
Ao escolher um vinho estrangeiro, ignore a beleza da garrafa; o rótulo deverá ser a única garantia de sua qualidade e procedência; mas, para saber escolher, é necessário que se entenda um pouco da bebida.
COMO CONHECER
Vinho branco — Como este vinho tem sempre a aparência cristalina, se seu líquido estiver opaco pode estar ruim; sendo assim pode rejeitá-lo.
Vinho tinto — Este, infelizmente, não se pode saber se está bom apenas "pelo olho"; ele tem que ser tomado mesmo O paladar é que vai acusar se ele está bom ou estragado.
BEBIDAS ENGARRAFADAS — Cuidados — Guarde as bebidas carbonatadas ou gaseificadas em lugares frescos, longe de qualquer calor e do sol, pois estes elevariam a pressão, podendo provocar uma explosão. Garrafas com essas bebidas, ainda cheias e fechadas, poderão também explodir quando apenas sujeitas à agitação, como no caso de uma viagem de automóvel em estradas ruins.
As bebidas enlatadas não oferecem esse risco.
BEBIDAS ENGARRAFADAS GASEIFICADAS — Conservação — Quantas vezes já aconteceu de alguém ficar morrendo de sede, e deixar de abrir uma garrafa de refrigerante ou de cerveja geladinha apenas para tomar um copo, com receio de desperdiçar o que sobrar na garrafa. Pois poderão tomar tranqüilamente porque o que sobrar se conservará fresco (com o gás) até mesmo por uns dias. Para isso, em vez de recolocar a tampinha (que deve ser desprezada) na garrafa, introduza no gargalo o cabo de uma colherzinha (de café) de aço inoxidável e guarde logo em seguida na geladeira; ela substituirá a tampinha e deve ser conservada até que o conteúdo acabe.
Outro procedimento para conservar bem a bebida gasosa depois de aberta é tampar muito bem a garrafa com uma rolha e guardá-la na geladeira ao contrário, isto é, com o gargalo para baixo.
Para tirar o gás de uma bebida que está no copo, quando não se tem uma colher ou algo semelhante à mão, coloque dentro da bebida 1 pitadinha de açúcar.
Quando estiver louco para tomar uma bebida e não encontrar o saca-rolhas para abrir a garrafa, não precisa ficar nervoso; basta deixar correr pelo gargalo um pouco de água quente, que a rolha, "assustada", vai pular sozinha, e você poderá degustar o seu vinhozinho ou outra bebida que esteja vedada com rolha.
ROLHA SECA—Para não esfacelar uma rolha seca que esteja presa na garrafa, o melhor é não ficar furando-a com o saca-rolhas; antes disso, enrole primeiro um pano que foi molhado em água quente, ao redor do gargalo, e aguarde alguns instantes. Então, poderá usar o saca-rolhas, que a rolha irá sair com muita facilidade.
ENVELHECER UMA BEBIDA — Você sabia que a gente pode fazer uma bebida envelhecer rapidamente, mais ou menos em 48 horas? E veja como é simples e fácil: é só colocar dentro da bebida, onde está curtindo, decantando ou descansando, um pedaço de carvão vegetal. Ela vai ficar como se tivesse sido envelhecida há anos. Não é um barato?

7 comentários:

Andrea Guim disse...

Gosto de vinho, de champagne e de cerveja. Mas há algum tempo optei por não ingerir álcool. Às vezes, como neste calor de verão, sinto uma saudade de uma cerveja gelada...

Roseli Gomes disse...

Bom dia Claudia!!
Adorei a nova cara de seu BLOG, está realmente lindo!!!

Beijos

FLYbaby Rô

Luciana Onofre disse...

Eu adoro "Adoro meu lar"!

Rosinha disse...

Oi linda deixei um oscar para vc no meu blog espero que goste beijusss.

Cafofo da Mônica disse...

OI,CLAUDIA!
VIM RETRIBUIR E AGRADECER A VISITA.
NOSSA...QUE BOM TE CONHECER AMIGA,
SEU BLOG É TUDO DE BOM. QUE DICAS MARAVILHOSAS.
MAS TENHO QUE CONFESSAR QUE ADOREI A DO ARROZ. COMO TENHO MANIA DE QUEIMAR ARROZ....
AGORA JÁ SEI O QUE FAZER.
AS BATATAS TAMBÉM FORAM SUPER DICAS,JÁ VIU CASA COM CRIANÇA NÉ!
ESTOU TE LEVANDO COMIGO,NÃO POSSO TE PERDER DE JEITO NENHUM.
AMEI SEU BLOG!
BEIJOS NO CORAÇÃO,
MÔNICA BEATRIZ.

Marina Franco disse...

Oie!
Tô passando pra avisar que seu blog já está linkado no meu!
Muito obrigada por acompanhar o Garotas de Sorte!
Um beijão beeeem grandão!

Senhor Prendado disse...

Vim retribuir a visita e agradecer pelos elogios exagerados.
Teu blog tá bem bonito.
Beijos
JB