segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como congelar alimentos

Congelar alimentos. Prática muito comum que facilita bastante o nosso dia-a-dia na cozinha. Mas não basta apenas guardar os ingredientes em qualquer recipiente e jogar no freezer ou congelador. É preciso alguns cuidados básicos para manter a qualidade deles.

Nessa hora organização é tudo. Use potinhos de plásticos ou refratários de vidro, contanto que ambos tenham tampa plástica que os fechem hermeticamente. E não esqueça de retirar todo o ar quando for embrulhar os alimentos, além de etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento.

Congelar carnes



Antes de ir ao freezer, a carne deve estar limpa, com pouca ou nenhuma gordura, e embalada em potes plásticos fechados hermeticamente ou filme plástico. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um.

As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras. Carne de boi ou vaca permanece por até 12 meses. Carne de porco ou vitela dura até nove meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira cinco horas antes do uso para cada meio quilo, duas horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar.


Congelando legumes


Lave bem os legumes em água fria e só use aqueles que não estão maduros para congelar. Alguns necessitam a retirada de pontas ou fios. Devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar. Escorra muito bem e embale-os em saquinhos plásticos ou potes fechados hermeticamente, na quantidade de uma refeição. Para consumir legumes congelados não é necessário descongelamento, basta colocá-los numa panela com água e sal e tampar até que fiquem cozidos.


Congelando aves
Para congelar aves no freezer deve ser utilizado filme ou saco plástico. Pode ser congelada cozida ou crua. Quando crua deve ser bem lavada. Em pedaços congela-se um a um com filme plástico e coloca-se no saco plástico a quantidade de uma refeição. Peru e frango duram até 12 meses. Miúdos permanecem por três meses. O fígado não se mistura aos miúdos no congelamento e dura apenas um mês. Patos e gansos duram até seus meses.

Congelamento de massas


Para evitar que ela fique ressecada, quando congeladas prontas e com molho, faça da seguinte forma:

1 - Cozinhe a massa al dente (pois com o descongelamento e aquecimento, a tendência é que amoleça mais), misture com o molho, reservando uma certa quantidade dele, para o processo.

2 - No recipiente, onde será feito o congelamento, coloque um pouco do molho reservado, que será utilizado na confecção do prato e congele um pouco deste, sozinho. Assim que estiver bem congelado, coloque a massa sobre ele, normalmente. Regue com mais molho e leve para congelar, aberto. Depois de bem durinho, feche, date e pronto. Resultado: Quando o prato for descongelado e aquecido,o molho ficará líquido, umidecendo a massa, evitando o ressecamento. Funciona com qualquer massa.

Fonte: http://cybercook.terra.com.br/culinaria-como-congelar-alimentos.html?codmat=1247

9 comentários:

ale disse...

Obrigada pelas dicas, é sempre bom relembrá-las....
Uso muito congelados por aqui...
Bjocas,
Ale

Originalidades da Zé disse...

Penso que todos temos nossos costumes relativamente a congelar alimentos. Mas consegui aprender algumas dicas que desconhecia...obrigado!
Sónia

Portobello disse...

Mas que dicas preciosas e ótimas!!!!

Adoramos!!
Passe nos fazer uma visitinha!
Beeeeeijos

Euzinha disse...

É sempre bom saber estes truqes!
:)

Patricia Mascarenhas disse...

Amei o post! Apesar de que sou vegetariana e uso sempre verduras e legumes frescos, tem algumas coisas que sao de estacao e gostaria de congelar. nao sabia que deveria aquece-los e resfria-los em seguida.

Casa.com.br disse...

Olá!

Meu nome é Nádia Kaku e eu sou repórter do portal casa.com.br. Estamos promovendo um concurso entre os blogueiros do site e preciso que você entre em contato comigo o quanto antes pelo email nadiakaku@gmail.com

obrigada!

abs

Nádia Kaku
redação casa.com.br
nadiakaku@gmail.com

L.S. Alves disse...

Obrigado pelas dicas. Creio que agora passarei a congelar legumes nas proporções necesssárias para fazer uma refeição rápida.
...
Mycagic

joyce disse...

http://soujoyce.blogspot.com/

Chocolatra Assumida Livrolotra Compulsiva disse...

http://soujoyce.blogspot.com/