quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como proteger sua casa de insetos e pragas

Em épocas de chuva e enchentes fica cada vez mais difícil cuidar da saúde de sua família e de sua casa. É preciso uma ação constante de prevenção e controle das pragas urbanas como garantia de proteção da saúde de seus moradores. Para que o seu lar seja saudável, é necessário ter consciência de que existem baratas, ratos, formigas, pernilongos e outras pragas urbanas que se instalam e se proliferam dentro e fora de sua casa.

Dr. Jair Rosa, professor de Saúde Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista da Reckitt Benckiser, afirma que o trabalho todo deve começar na prevenção.

Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil é a dengue, principalmente nos meses de Janeiro a Maio, pelas condições climáticas favoráveis ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Para ter uma noção, a fêmea precisa apenas de um contato com o macho durante a vida toda para se autofecundar. Em 36 horas o mosquito eclode e daí a vida adulta passam-se em média 5 dias.

É preciso sempre muita atenção, pois todo mosquito se prolifera em água e em tempos de chuvas intensas sempre surgem novos locais com acúmulo de água como calhas, obras, galões entre outros. Pernilongos são os que se proliferam com mais freqüência. Por isso cuide de sua casa permanentemente. São atitudes simples que mudam o dia a dia.

Como deixar a casa saudável, livre de insetos e pragas
• Evitar acúmulo de água que permita proliferação de mosquitos.
• Conservar os alimentos em recipientes bem vedados.
• Manter resíduos, principalmente de alimentos, em lixeiras bem tampadas e só coloque o lixo para fora próximo da hora de passar o caminhão da coleta.
• Fazer a limpeza dos eletrodomésticos sempre após o seu uso.
• Evitar consumir alimentos, ao usar computador, para impedir que resíduos atraiam formigas e baratas.
• Preencher com areia pratos sob vasos de plantas.
• Recolher durante a noite alimentos colocados para animais, evitando atrair ratos, baratas e moscas.
• Lavar e guardar utensílios após as refeições, principalmente noturnas.
• Evitar acúmulo de materiais em jardins e quintais mantenha a grama bem aparada.
• Uso adequado de inseticidas seguros e eficazes contra as pragas urbanas.
• Fechar fendas.
• Fazer sempre a limpeza na bancada da pia. Baratas adoram bancadas de pia. Segundo Dr. Jair, as baratas gostam de ficar onde podem encostar a parte dorsal.
• Após cada utilização do fogão faça a limpeza.
• Mantenha azulejos bem vedados, pois formigas adoram morar nos buraquinhos do rejunte.
• Caso tenha bebês em casa, use mosqueteiros nos berços, mas tome cuidado para não fechá-los com o pernilongo dentro.

Como se proteger de insetos
Dr. Jair Rosa explica que ao fazer uso de inseticidas sempre devemos ler atentamente às orientações do fabricante
• Coloque tela nas janelas.

• Nunca espirre o aerosol perto da parede, pois o produto vai voltar em quem aplica.

• Nunca aplique aerosol na mesa onde fazem as refeições.

• Espirre o aerosol direto nos insetos e pragas

• Caso você queira aplicar inseticida num ambiente antes de dormir, faça isso sempre indo em direção à saída e ao voltar abra as janelas apenas para ventilar.

• No caso de repelentes ligados na tomada deixe-os sempre do lado oposto da cabeceira e o mais distante da cama possível.

• Existem no mercado alguns inseticidas eficazes também contra o mosquito da dengue, destruindo ovos e larvas principalmente.

• Passe repelente no corpo, principalmente se estiver em áreas com indícios de insetos como praia, casa, campo, sítios, chácaras etc. Há produtos hoje no mercado, com novas fórmulas e que podem ser utilizados por toda a família. Existem também específicos para as crianças a partir de 6 meses de idade.

• Utilize produtos de limpeza com Citronela que além de espantar mosquitos, também reduz a vontade deles de se alimentar.
• Ao anoitecer, feche todas as janelas da casa, pois é nessa hora que eles procuram abrigo e comida.
Como evitar as pragas




 
• Coloque o lixo para fora em horários próximos da coleta. Dr. Jair Rosa afirma que as ratazanas vivem em tocas no máximo a 50 metros de onde pode encontrar alimentos. "A ratazana alberga em seu corpo a bactéria leptospira que elimina 50% pela urina. Em épocas de enchentes o risco de contaminação aumenta significativamente, pois excelente nadadora, a ratazana urina nas águas que invadem casas e estabelecimentos. Os sintomas da leptospirose são dor na panturrilha, febre, entre outros. Fique longe das águas das enchentes.", alerta Dr. Jair Rosa.

• Camundongos adoram estufa de fogão. Por isso não deixe alimentos armazenados nessa parte mais baixa.

• Feche os ralos. Se não tiver sistema de fechamento coloque peso em cima.

• Aplique inseticida do lado de fora de casa, nas portas e janelas ao entardecer para evitar a entrada das pragas.


Para piorar a situação o rato comum, conhecido como rato de chão é um novo transmissor da leptospira e sua população vem a cada dia aumentando, pois está achando no nível do chão, tudo o que precisa para se desenvolver: lugar para se esconder e comida. A falta de educação ambiental da população e a coleta inadequada do lixo favorecem a proliferação dessas pragas urbanas.

Mas nem tudo está perdido, Dr. Jair afirma que a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, cidade que vem sofrendo constantemente com tempestades e inundações, criou centros de vigilância sanitária que estão espalhados em pontos críticos da cidade para combater essas pragas.
Enfim, para manter uma casa saudável e longe dos insetos e pragas, é fundamental que o hábito da limpeza seja inserido em toda a família. Mantenha a faxina em dia. Siga as orientações do Dr. Jair Rosa e acrescente nos afazeres diários uma lista para conseguir manter a casa sempre limpa e saudável. Veja no site Bbel como conseguir realizar todas as tarefas domésticas e ainda conseguir um tempo para cuidar só da sua vida!!

Tenha também em mãos as fichas de limpeza, elas vão orientar na limpeza de sua casa.



Por Tatiana Renna
"A diferença entre o impossível e o possível reside na determinação da pessoa."

(Tommy Lasorda)

Fonte: http://bbel.uol.com.br/casa/post/como-proteger-sua-casa-de-insetos-e-pragas.aspx

15 comentários:

Cynthia Barreto disse...

Post super interessante e instrutivo...Parabéns!!

Beijinhos!

Margo disse...

Ãs dicas são ótimas,gostei muito da postagem.

mirtita disse...

HOLA:LLEGUE A CONOCER TU BLOG Y ME GUSTO MUCHISIMO ME PARECIO MUY UTIL Y PRACTICO LOS CONSEJOS PARA CUIDAR NUESTRO HOGAR.SI DESEAS PUEDES PASARA POR MIS BLOG
www.lacocinademirtita.blogspot.com
www.ellugardemirtita.blogspot.com
TE MANDO UN GRAN SALUDO DESDE URUGUAY

Amanda Henriques - @achamanda disse...

Olá, tudo bem?
Sou apaixonada por decoração, arquitetura e design e, navegando pela rede do casa.com.br, acabei encontrando o seu blog. Eu também atualizo um blog da rede e gostaria de disponibilizar para os meus leitores um link para o seu site. Posso contar com a sua permissão?
Se você puder retribuir e colocar um link para o Arquitetura Interiores (http://arquitetura-interiores.blogspot.com) seria simplesmente o máximo.
Vou aguardar a sua resposta antes de colocar o link.

Me manda um e-mail...
achamanda@gmail.com

Ministério da saúde disse...

Caro blogueiro,

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 está em pleno andamento. Precisamos vacinar 91 milhões de pessoas e, para isso, contamos com a sua ajuda. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br .

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Karen S. disse...

Nem me fala em insetos... achei que mudando para um apartamento estaria livre dessas 'pragas', mas em uma visitinha já me deparei com uma barata!!! Socorro!!! vou utilizar das dicas!
Bjos

Eliene Vila Nova disse...

oi amiga
que saudades
menina estive sem computer, mas agora esta tudo bem, finalmente tenho meu not,é usado,mas é meu,rsrs.
adorei essa postagem, odeio essas pragas urbanas, mas o que mais odeio é formiga, sabia que ela e o maior transmissorde doenças, pois caminha por muitos lugares carregando bactérias, credo, tenho alergia, coço toda só de pensar nessas pestes.
parabéns pelo post.
beijos

Jaqueline-terapeuta floral disse...

A minha casa está cheia de pernilongos.O que atrai pernilongos?E como posso me livrar deles?

Veras disse...

Olá,

sEu blog é bacana. Sou arquiteta e estou monetando com uma amiga um blog sobre arquitetura e decoração.

http://decoresaltoalto.blogspot.com/

Aparece por lá. Estarei te seguindo e te linkando.

Abraços.

Ministério da saúde disse...

Caro blogueiro,

A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Andrea Guim disse...

Oi, amiga!
Super interessante e superútil!
Obrigada!
Beijins e bom fim de semana!

Denise disse...

Que dicas ótimas! Adorei seu blog>
Cheiros e bom final de semana!

Carla Gabriele Nunes disse...

Mostrei esse post para minha mãe, ela adorou as instruções. Muito úteis!!

Ana Lucia disse...

Ola! fuxicando na net encontrei esse Blog e adorei... Aqui em casa durante o horário da manha e no finalzinho da tarde aparecem umas mosquinhas que ficam sobre voando o ambiente, ja fiz de tudo e não consigo acabar com essas pestinhas, pois no dia seguinte elas estão la novamente, sera que Você pode me ajudar a decifrar esse enigma
desde ja agradeço.
Ana Lucia
http//tiamaluca.blogspot.com

日月神教-向左使 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買