segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Veja ideias para deixar sua casa mais saudável (Parte 4/4)


CASA BOA DIFICULTA ACIDENTES
Para os mais velhos, a casa saudável é segura e prática. A fisioterapeuta Monica Rodrigues Perracini, especialista em gerontologia, diz que corredores e áreas de acesso às janelas devem ficar livres. Diz também que mesas de centro, vasos e bibelôs são obstáculos, é melhor eliminar.
No piso, evite estampas ou cores demais, que podem dificultar a percepção de profundidade. Prefira os antiderrapantes e de cores claras.
Tapetes aquecem o lugar, mas são difíceis de limpar. Não devem ser muito fofos (menos de 6 mm de altura), para nao dificultar a locomoção. Tapetes pequenos soltos pela casa, assim como fios, são proibidos.
Degraus e rampas devem ser bem iluminados. Corredores precisam de luzes de acesso à noite, banheiro idem.
E vale observar o conforto dos móveis, não só o design. Sofás de dois lugares são melhores, porque quem senta tem pelo menos um apoio de braço. Gabinetes e armários devem permitir o acesso a objetos localizados na altura da cintura e não devem ter muita profundidade.
Daniel Marenco/Folhapress
O advogado e designer Fábio Mota, 34, de SP
O advogado e designer Fábio Mota, 34, de SP
"TENHO PLANTAS EM TODOS OS ESPAÇOS, ELAS DÃO VIDA"
O advogado Fábio Mota, 34, está há um ano e meio em seu apartamento na Vila Madalena, em SP. Foi ele que pensou no conceito do projeto: o terraço, que tinha um escritório e uma lavanderia, virou um espaço com plantas e redes. "Queria um apartamento urbano, mas que fosse amplo e com muitas plantas." No jardim privativo do quarto, ele manteve a jabuticabeira que já estava ali. "É um dos meus lugares favoritos." Outro é o banheiro, que tem vista para a avenida Paulista e é iluminado com ajuda de velas.
Paula Giolito/Folhapress
A designer Raquel Mendes, 27, em seu apartamento, no RJ
A designer Raquel Mendes, 27, em seu apartamento, no RJ
"SÓ ESCOLHI OS MÓVEIS DEPOIS DE SENTIR O ESPAÇO"
Quando se mudou para um apartamento de 59 m2, a designer Raquel Mendes, 27, só tinha uma cama. "Quis escolher os móveis só depois de conhecer e sentir o espaço." Com o tempo, foi colocando peças antigas reformadas misturadas a objetos de design e lembranças de viagens. As paredes azuis e verdes da sala e do escritório foram escolhidas para deixar o ambiente maior e mais fresco. Uma estante enorme de madeira guarda todos os livros e bibelôs. "É o móvel mais marcante da casa."

6 comentários:

HepatitesMS disse...

Olá equipe do blog Adoro meu lar.

A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!
Ministério da Saúde.
comunicacao@saude.gov.br
hepatitesms@gmail.com

linksdistodaquilo disse...

Olá:~

Gostei de todas as dicas. Obrigada.

Um beijo.

Nita

Sâmia Andréia disse...

Gente eu amei aqui viu!
Parabéns...to seguindo!

Paula Kasas disse...

Adorei vee a preocupacao com a saude de fato!
Parabens pelo blog.
Um bj
Paula Kasas
www.paulakasas.blogspot.com

Driart's e cia disse...

Muito lindo seu cantinho.Dicas práticas e úteis.
Parabéns!!!!Adoraria ter vc no meu cantinho www.driartsecia.blogspot.com,tbm faço parte das blogueiras unidas n°167

Renata Almeida disse...

Adoreiiiiii!!!