terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ALHO

O alho já nasce com os gomos agarradinhos uns aos outros, talvez para melhor guardar suas propriedades — tanto alimentícias como terapêuticas.
Vaidoso como a cebola, forma com ela a dupla perfumada da nossa culinária salgada; mas, sendo mais forte, o alho é o "cabeça" dos temperos, neles sempre exigido, até nos mais sofisticados pratos, porque "o paladar não sorri, se estiver sem os seus dentes de alho".
E, como o alho custa muito caro, é bom conservar seus dentes dentro de um vidro, cobertos com óleo de cozinha. Além de eles não secarem, isto vai favorecer o paladar e o aroma do óleo, que ficará ótimo para ser usado na comida, saladas etc, dando-lhes um sabor todo especial.
Quando tiver que descascar uma grande quantidade de alho, coloque-o primeiro de molho em água fria por 1/2 hora. Será muito mais fácil descascá-lo.
Se você costuma socar alho todos os dias para temperar a comida, dispense
esse trabalho; compre uma porção deles, soque tudo de uma vez com sal (e cebola se desejar), e guarde dentro de um vidro de boca larga, bem fechado (com rosca) na geladeira.
Vá tirando um pouco de cada vez. Dura bastante tempo, é muito mais econômico e de melhor paladar do que os encontrados prontos nos supermercados.
Coma alho cru sempre que puder, principalmente pela manhã, em jejum (pode ser com pão preto ou integral).
Se gostar de alho cru, não se prive de comê-lo com receio de provocar ferimentos na boca. Misture-o com suco de verdura ou de carne.
Mas, se sofre de estômago, abstenha-se de comê-lo cru. Se tem o hábito de tomar chá de alho para gripes (o que é muito bom), não deve nunca abusar dele, pois poderia ser prejudicial.
ODOR DE ALHO NA BOCA — Mas se o alho é muito bom para a saúde, não o é para o olfato alheio. Por isso, todas as vezes que comer alho ou algum alimento que tenha seu paladar muito pronunciado, não tente tapear, procurando neutralizar seu odor (da boca e do hálito), chupando pastilhas de hortelã, mascando chicletes ou mesmo usando desodorante bucal, porque assim "a emenda seria pior que o soneto"; o hálito ficaria com um cheiro insuportável.
Para anular o odor do alho, você poderá:
Tomar 1 copo de leite.
Trincar, com os dentes, alguns grãos de café.
Pegar um pouco de açúcar e esfregar nos dentes e na boca, por fora e por dentro.
Na falta dos já citados, você poderá tomar 1 xícara de chá ou de café, que, embora não sejam tão eficientes como o leite, sempre amenizam um pouco o mau hálito deixado pelo alho.
ODOR DE ALHO NAS MÃOS — O cheiro do alho vai desaparecer das mãos se elas forem esfregadas com tomates. Também poderá esfregar açúcar nas mãos umedecidas com água.
Na parte "SOS — socorros de emergência", o alho aparece como grande auxiliar, inclusive para amenizar dores.

10 comentários:

Virtual Chef disse...

Oi Claudia, obrigado por estar me seguindo. O seu blog está cheio de dicas uteis. Vou voltar mais vezes.
Beijo.

Luciana Onofre disse...

muito bom mesmo, tenho vontade de platar em casa, assim como cebola.

EU MULHER disse...

O alho é uma maravilha mesmo. Sei que serve até para cólicas menstruais.


Mil beijos

Karen disse...

Vou passar essa dica pro meu pai. Ele adora comer alho cru.
O cheiro é insuportável.
Bjim

Raspas de Laranja disse...

Sempre a aprender, contigo :)

Miss-Senhorita-Thata-InLove disse...

Oi Claudia, conheci seu blog há uns dias atrás e estou adorando. Tem uns selinhos pra vc lá no meu blog. Passa lá! Beijoss!

Ju Vilela disse...

Muito bom!
Já estou acompanhando!
Beijos

A Madrasta Má disse...

Boas dicas, obrigada pelo carinho! Parabéns pelo blog!!!! bjinhos da Madrasta!

Grazy disse...

Sou suspeita para falar sobre alho, porque amo!!! Uso alho em tudo e às vezes o como cruzinho mesmo por cima dos tomatinhos como salada. É ótimo pra saúde!!!
Adorei. Bjus!!!

日月神教-向左使 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買