sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cuidado com as Roupas (20 Dicas)

1 - Não marque as sujeiras na roupa, só passe as roupas bem limpas, pois o calor fixa qualquer sujeira, ficando difícil removê-la depois.

2 - Para retirar a mancha de vinho que caiu na roupa, salpique o lugar onde o vinho tinto caiu com muito açúcar. Molhe com água fria e esfregue a mancha até sair, antes de lavar.

3 - Para as roupas com manchas de frutas, deixe a água escorrer pelo tecido manchado. O ideal é que a água caia de uma altura maior, por exemplo: do chuveiro.
4 - Para lavar roupas delicadas na máquina de lavar, coloque-as dentro de uma fronha e amarre o lado aberto. Ligue a máquina no ciclo suave.
5 - Para os zíperes que não estão correndo bem, coloque um pouco de grafite de lápis e esfregue. Vá abrindo e fechando para o grafite espalhar-se melhor.
6 - Remova as "bolinhas" e nós de suéter ou de outras peças de lã com uma lâmina de barbear (com muito cuidado) ou com um barbeador elétrico.
7 - Com vinagre branco você poderá tirar as marcas das bainhas. Molhe com uma esponja, embebida com bastante vinagre, a peça que você deseja.
Depois, passe com ferro morno.
8 - Para manchas de sangue em travesseiros, almofadas, tecidos em geral, passe sobre as manchas uma pasta de maisena e água.
Esfregue levemente e coloque para secar ao sol. Em seguida, escove bem.
9 - Quando você lava a roupa e ela fica manchada, não se desespere. Mergulhe-a rapidamente em um pouco de leite e deixe por alguns minutos. A mancha some imediatamente.
10 - Mancha de lama a gente consegue retirar da seguinte maneira: primeiro lave com água fria e enxágüe com um pouco de vinagre. Se o tecido for escuro, espere que fique bem seca, escove-a e esfregue uma rodela de batata crua.
11 - Para limpar a máquina de lavar, encha-a com água morna (ou fria mesmo), acrescente 3 litros de vinagre branco. Deixe-a bater todo o ciclo.
O vinagre irá limpar as mangueiras, retirando delas a crosta formada pela espuma de sabão.
12 - Tinta de caneta na roupa? Mergulhe o tecido numa vasilha de leite e deixe de molho até que a mancha suma por completo. Se ficar ainda um pouquinho manchado, esfregue levemente com detergente.
13 - E para manchas de café, aplique uma mistura de álcool e vinagre branco (para café sem açúcar) ou use glicerina (para café com açúcar).
14 - Retirar rugas da roupa, molhe um algodão e esfregue sobre ela, no sentido dos fios, e continue passando o ferro.
15 - Para retirar manchas de frutas vermelhas, lave o tecido com uma solução de vinagre e álcool em partes iguais.
16 - Manchas de gordura são fáceis de ser removidas. Aplique um pano embebido com benzina ou esfregue um pedaço de cebola crua, colocando um pano por baixo da mancha.
17 - Para não correr o risco de perder algum botão de sua roupa nova, passe uma camada de esmalte incolor bem no centro de cada botão.
O esmalte criará uma película sobre a costura e o firmará no lugar.
18 - Para dar vinco perfeito às calças e pregas, passe um pedaço de parafina pelo avesso no lugar a ser vincado e depois passe esses vincos pelo lado direito com ferro bem quente, sobre um pano úmido.
19 - Você pode remover a mancha de café de duas maneiras. Lavar o tecido na hora (se puder) com água fervente.
Caso só possa cuidar disso depois, esfregue com cuidado uma pedra de gelo, até que a mancha desapareça.
20 - Para deixar a roupa engomada, cozinhe os grãos de arroz em muita água. Quando estiver cozido e a água grossinha, escorra numa peneira.
A água peneirada é a goma do arroz, borrife sobre a roupa na hora em que estiver passando.
Ah, aproveite o arroz cozido para fazer uns bolinhos ou arroz-doce.


8 comentários:

Livia Luzete disse...

Ola menina,adorei as dicas,todas,mas uma me chamou a atenção,a numero 17,sobre passar esmalte incolor no meio do botão,no caso a linha qie coziu.Tão simples e eficiente!

Adriana Ximenes disse...

Adorei as dicas....Sempre muito boas...
Bjs

Unknown disse...

Ótimas dicas. Obrigada por compartilhar conosco.

Mil beijos

Atelier do Crochê disse...

Oi querida!
Dicas ótimas...como sempre!!!
Bjos

Fernanda Barata disse...

Super interessantes as dicas,amei,bjs.

Unknown disse...

Claudia, obrigada por ter me linkado e por estar acompanhando o blog.
Bj.

Lourdes Sabioni disse...

Aqui em casa o problema é mancha de graxa...Vc tem algum truque para se livrar delas? Bjs

Bruno Marugan disse...

Muito legal... Olha só fazendo um adendo ao post, pra manter um bom cuidado com as roupas mesmo viajando, eu sempre levo um bom ferro de viagem, pra ter certeza que mesmo longe de casa minhas roupas não estraguem!!

Afinal, quantas vezes já perdemos roupas bacanas devido a um descuido básico no turismo.