segunda-feira, 30 de março de 2009

Eu só quero CHOCOLATE!

Balas... bombons... chocolates...
Era a voz dos baleiros que se ouvia entre a algazarra da criançada, outrora, nos intervalos das matinês dos cinemas.
Mas a evolução do cinema, trazendo as sessões contínuas de longa-metragens, aboliu os intervalos, deixando bem distante essa figura pitoresca, tão característica de uma época.
O chocolate, por vezes substituindo as dores, na forma de bombons, tem a incumbência de uma homenagem ou uma cortesia. E, na forma de ovos, os chocolates são escondidos pelos coelhinhos nos canteiros dos Jardins, para quando as crianças os encontrarem, festejarem o dia da Páscoa.
Para tornar mais forte o sabor do chocolate, junte um pouco de extrato de baunilha enquanto ele estiver no fogo.
Nos bolos de chocolate (ver bolos), acrescentar à massa 1 ou 1/2 maçã ralada, dependendo da quantidade; também poderá juntar à massa 1 colher de café bem forte.
Tanto um quanto o outro servirão para que o bolo, depois de pronto, não fique ressecado, dando-lhe também um ótimo sabor.
Ao derreter chocolate para fazer caldas ou glacês, acrescente uma bolinha de manteiga, que a massa não grudará na panela.
RALAR CHOCOLATE — Quando tiver que ralar chocolate, principalmente se for em tiras ou escamas, deixe-o antes pelo menos 2 horas na geladeira, em sua própria embalagem; assim ele ficará duro, facilitando o trabalho.
Ao ralar, faça-o segurando no invólucro, para evitar que o chocolate se derreta com o calor da mão.
Se ralar no liquidificador, corte-o primeiro em pedacinhos.
Na falta de uma barra de chocolate exigida na receita que já começou a fazer, substitua-a por chocolate em pó, calculando da seguinte maneira: 30 gramas de chocolate em barra equivalem a 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina.
Derreta a manteiga ou margarina em banho-maria, dissolva bem o choco late em pó e empregue frio ou quente, conforme a receita pedir.
BOMBONS — Os bombons e chocolates em barra, pedaços, ovos (de Páscoa) ou bichinhos se conservarão perfeitos e durinhos se forem guardados na geladeira, dentro de seus próprios invólucros ou embalagens, ou bem cobertos com plástico, papel alumínio e em caixas plásticas bem fechadas, ou ainda nas próprias caixas dos bombons.
Mas se os bombons que recebeu são daqueles que vêm desembrulhados o melhor (se sobrarem) será polvilhá-los bem com açúcar, deixando-os bem fichados em sua própria caixa. Assim, eles não vão grudar entre si. Essa caixa também poderá ficar na geladeira.

9 comentários:

Sandra disse...

o seu blog é uma perdição.........uma gostosura



bjo

Faby disse...

Adorei Claudia! Amo chocolate...

Queria te perguntar uma coisa, afinal você é uma mamãe experiente...
Como tiro massinha plástica da roupa do Antonio?? (rs)
Bjs
Faby

Renata disse...

Ótima essa dica da substituição do chocolate, já deixei de fazer receitas pq não tinha a barra...rsrs
Bjs!!

Bruna disse...

Nooossa..!!

Tem coisa melhor de comer do que chocolate??

eu nem sei explicar o quanto gosto!!


;)

BRUXINHA disse...

Claudia, adorei suas dicas de chocolate, são realente mto boas .
Não sie se sabes da promoção da Renata , se quiser votar em mim, vou ficar mto feliz, vá no meu blog saber como, bjs Leila

Keka disse...

Ai, babei!
delícia!
tenha uma semana como o chocolate!
beijocas

Andrea Guim disse...

Nossa! Amo chocolate!!! Mas tenho deixado esta tentação hiper-calórica de lado para perder os 25kg que ganhei... Óh! Vida...
Bjs!

Regiane disse...

Oi!
Que sugestivo o nome do seu cantinho da blogsfera.Curti cada informação que você dividiu com a gente.Obrigada viu?
Bjs
Regiane

日月神教-向左使 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 水晶 長灘島 長灘島旅遊 長灘島景點 長灘島機加酒 長灘島必買