segunda-feira, 30 de março de 2009

Eu só quero CHOCOLATE!

Balas... bombons... chocolates...
Era a voz dos baleiros que se ouvia entre a algazarra da criançada, outrora, nos intervalos das matinês dos cinemas.
Mas a evolução do cinema, trazendo as sessões contínuas de longa-metragens, aboliu os intervalos, deixando bem distante essa figura pitoresca, tão característica de uma época.
O chocolate, por vezes substituindo as dores, na forma de bombons, tem a incumbência de uma homenagem ou uma cortesia. E, na forma de ovos, os chocolates são escondidos pelos coelhinhos nos canteiros dos Jardins, para quando as crianças os encontrarem, festejarem o dia da Páscoa.
Para tornar mais forte o sabor do chocolate, junte um pouco de extrato de baunilha enquanto ele estiver no fogo.
Nos bolos de chocolate (ver bolos), acrescentar à massa 1 ou 1/2 maçã ralada, dependendo da quantidade; também poderá juntar à massa 1 colher de café bem forte.
Tanto um quanto o outro servirão para que o bolo, depois de pronto, não fique ressecado, dando-lhe também um ótimo sabor.
Ao derreter chocolate para fazer caldas ou glacês, acrescente uma bolinha de manteiga, que a massa não grudará na panela.
RALAR CHOCOLATE — Quando tiver que ralar chocolate, principalmente se for em tiras ou escamas, deixe-o antes pelo menos 2 horas na geladeira, em sua própria embalagem; assim ele ficará duro, facilitando o trabalho.
Ao ralar, faça-o segurando no invólucro, para evitar que o chocolate se derreta com o calor da mão.
Se ralar no liquidificador, corte-o primeiro em pedacinhos.
Na falta de uma barra de chocolate exigida na receita que já começou a fazer, substitua-a por chocolate em pó, calculando da seguinte maneira: 30 gramas de chocolate em barra equivalem a 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina.
Derreta a manteiga ou margarina em banho-maria, dissolva bem o choco late em pó e empregue frio ou quente, conforme a receita pedir.
BOMBONS — Os bombons e chocolates em barra, pedaços, ovos (de Páscoa) ou bichinhos se conservarão perfeitos e durinhos se forem guardados na geladeira, dentro de seus próprios invólucros ou embalagens, ou bem cobertos com plástico, papel alumínio e em caixas plásticas bem fechadas, ou ainda nas próprias caixas dos bombons.
Mas se os bombons que recebeu são daqueles que vêm desembrulhados o melhor (se sobrarem) será polvilhá-los bem com açúcar, deixando-os bem fichados em sua própria caixa. Assim, eles não vão grudar entre si. Essa caixa também poderá ficar na geladeira.

8 comentários:

Sandra Matano disse...

o seu blog é uma perdição.........uma gostosura



bjo

Faby disse...

Adorei Claudia! Amo chocolate...

Queria te perguntar uma coisa, afinal você é uma mamãe experiente...
Como tiro massinha plástica da roupa do Antonio?? (rs)
Bjs
Faby

Renata Muhlhofer disse...

Ótima essa dica da substituição do chocolate, já deixei de fazer receitas pq não tinha a barra...rsrs
Bjs!!

Bruna disse...

Nooossa..!!

Tem coisa melhor de comer do que chocolate??

eu nem sei explicar o quanto gosto!!


;)

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Claudia, adorei suas dicas de chocolate, são realente mto boas .
Não sie se sabes da promoção da Renata , se quiser votar em mim, vou ficar mto feliz, vá no meu blog saber como, bjs Leila

KEKA disse...

Ai, babei!
delícia!
tenha uma semana como o chocolate!
beijocas

Andrea Guim disse...

Nossa! Amo chocolate!!! Mas tenho deixado esta tentação hiper-calórica de lado para perder os 25kg que ganhei... Óh! Vida...
Bjs!

Ana Regiane Ivanski disse...

Oi!
Que sugestivo o nome do seu cantinho da blogsfera.Curti cada informação que você dividiu com a gente.Obrigada viu?
Bjs
Regiane