terça-feira, 28 de abril de 2009

Dicas & Soluções

Fermento
À falta de fermento, pode utilizar na massa do bolo um pouco de sal de frutas. Use meia colher de sopa de sal de frutas para cada colher de sopa que usaria de fermento. Pode colocar diretamente na massa.

Farinha
Guardar:
A farinha de trigo sem fermento pode ser guardada até 6 meses, enquanto as com fermento, duram 3 meses.Ambas em ambiente frio e seco.Se estiver numa temperatura acima dos 24º, embrulhe o saco de farinha num saco de plástico e guarde na geladeira.
Uso:
Após retirar a farinha de um local gelado deixe-a atingir a temperatura ambiente antes de usá-la.

Feijão
Sal:
1 - O feijão só deve ser temperado com sal quando já estiver cozido.
2 - Quando o feijão ficar muito salgado, uma solução é juntar-lhe algumas folhas de couve que absorverão o excesso de sal, ou uma batata cozida, sem casca,faz o mesmo efeito.
Queimado:
Se seu o feijão queimar, separe a parte não queimada para outra panela e junte uma cebola lavada com casca e tudo.Coloque novamente no fogo por alguns minutos. Você verá que o feijão perderá o gosto de queimado.
Fervura:
O feijão cozinhará em menos tempo se você deixar ferver fortemente por uns cinco minutos e depois então reduzir a intensidade do fogo.

Laranja
Sabor:
A casca de laranja seca ao sol ou no forno pode ser usada para dar um sabor especial a muitas comidas, por exemplo milk-shakes, chá, suflês,omeletes, etc.
Soltar:
Para que aquela difícil membrana branca da laranja solte dos gomos mais facilmente deve-se colocar a fruta de molho em água bem quente(fervendo) por uns cinco minutos.
Espremer:
Para facilitar espremer, as laranjas devem ser colocadas no microondas durante 3 a 4 segundos na potência máxima.

Limão
Aproveitamento:
para retirar o máximo do suco do limão coloque-o num recipiente fechado, com água, na geladeira até a hora de usar.
Economia:
Usar somente poucas gotas de um limão inteiro as vezes acontece, para evitar este desperdício, aqui está uma ótima dica.
Fure o limão com um palito, retire as gotas que precisa e volte a enfiar o palito no buraco para que este fique tampado.
Coloque na geladeira.
Leite
Fervura:
Se ao tentar ferver o leite você colocar uma colher dentro da leiteira (panela,etc.) , ele não derramará ao ferver.
Creme de Leite:
A sobra do creme de leite recém aberto pode durar alguns dias, se você a colocar num recipiente de vidro bem limpo e seco com tampa bem fechada, na geladeira.

Melão

Doce:
Se o melão que você abriu não está doce, ou parece aguado, uma solução é polvilhá-lo ligeiramente com sal.Experimente, você sentirá a diferença.
Aproveitamento:
você pode aproveitar as sementes do melão, lavando-as e colocando num tabuleiro ao sol ou no forno para secar.Depois de bem secas coloque numa frigideira e leve ao fogo para tostar e depois polvilhe com sal. O interior das sementes é muito gostoso.
Ideia:
O melão fica muito gostoso quando regado ao suco de limão.

Massas
A regra para se conseguir uma boa massa, é que tem deve ser fervida na maior quantidade de água possivel
Sal:
o sal deve ser uma das ultimas coisas no preparo de uma massa.
Quando cozida a massa deve ser escorrida imediatamente, se não amolece e empapa .
As pastas (massas) em geral devem ser servidas muito quentes, então não esqueça de colocar tudo em ordem antes de coloca-la na mesa.
Pastas e vinho não combinam, dizem os italianos.

Nozes
Quebrar:
Uma das maneiras simples de abrir nozes é colocar duas na mão, ajustar de maneira que as linhas divisórias fiquem uma contra outra, e apertar fechando a mão.
Dica:
Uma boas dica para quebrar as nozes e tirá-las inteiras das cascas, é coloca-las dentro de um saco plástico e deixar pelo menos 12 horas no congelador ou freezer, antes de usar.

Ovos
Sal:
ovos não devem ser salgados antes de estarem prontos (cozinhados).

Ovos frescos:
1 - Um teste simples para verificar se os ovos são frescos: basta coloca-los numa bacia com água a temperatura ambiente.
Os ovos frescos mergulham na horizontal .
2 - Os ovos frescos podem-se conservar duas a três semanas à temperatura ambiente, e quatro a seis, na geladeira. Se ao partir um ovo, a clara aparecer líquida em lugar de gelatinosa, é melhor jogar fora.
3 - Para guardar os ovos: coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.
4 - Para evitar que um ovo ruim estrague todos os outros que já foram quebrados, o melhor é quebrar um a um para dentro de uma pequena tigela. Depois de constatado que esta bom coloque-o com os outros.

Claras:
1 - Claras cozidas expostas ao ar por 24 horas não devem ser consumidas, jogue fora.
2 - As claras devem estar na temperatura ambiente, para que acastelem.

Gemas:
1 - Para separar as gemas das claras facilmente use ovos gelados.
2 - Guardar gemas é simples, coloque-as numa tigela cobertas com água e ponha na sua geladeira.

Ovos cozidos:
1 - Escolher os ovos que tenham a casca mais dura, e acrescentar à água um pouco de sal. Assim eles não racham .
2 - Se quiser descascar ovos cozidos quentes, facilmente, mergulhe-os rapidamente em água fria, isto fará com que a casca se separe das membranas internas do ovo.
3 - Quando o ovo racha durante o cozimento, uma maneira de evitar que a clara se espalhe na água é adicionar duas ou três gotas de azeite.
4 - Para que os ovos cozinhem bem devem ser retirados da geladeira 10 minutos antes. Ou coloca-los em água morna de três a cinco minutos.
5 - Para cozinhar um ovo com a casca rachada, você pode primeiro passar suco de limão na rachadura. Depois colocar uma pitada de sal na agua e com cuidado colocar o ovo.

Ovos mexidos:
1 - Se você deixou cozinhar demais, retire a frigideira do fogo adicione mais um ovo cru e mexa o todo com uma colher de pau, em fogo baixo.
2 - Coloque a manteiga somente depois dos ovos começarem cozinhar(solidificar).
3 - Ovos mexidos devem ser cozinhados em banho-maria ou em fogo bem baixo.

Omelete:
1 - para obter o máximo de sabor não é aconselhável fazer omeletes com menos de dois ovos e mais de seis.
2 - Omeletes devem ser feitas em fogo forte.

3 comentários:

Priscila Oliveira disse...

Adorei essas dicas!!!
Bjs...

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieee!!!

já votei pra vc!

que beleza de blog! nota 10!

=D

Andrea Guim disse...

Adoro suas dicas!!! Você facilita tanto minha vida que vou acabar gostando de serdona-de-casa!
Bjs!!!!!