quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vinhos verdes a especialidade de Portugal

   

Vinho extraordinário, de aroma sutil e sabor fresco.


Situada a noroeste de Portugal, esta é uma das regiões demarcadas mais vastas da Europa. São cerca de 7.262 km2, onde vivem mais de 1.500.000 portugueses. Destes; 25% ocupam-se da agricultura em 110.500 parcelas agrícolas, quase todas com videiras conduzidas, segundo os mais variados métodos, que enriquecem grandiosamente a paisagem vitivinícola regional.
Em Portugal, ainda no tempo da monarquia, mais precisamente durante o reinado de D. Carlos, entre 1907 a 1908, reconheceu-se oficialmente a qualidade e genuinidade de algumas regiões viticolas, como Bucelas, Carcavelos, Colares, Dão, Madeira, Moscatel de Setúbal e Vinhos Verdes, através da atribuição da demarcação das respectivas áreas geográficas.
Conforme legislação portuguesa (decreto lei nº 263/99) que reconhece 09 sub-regiões com direito à denominação Vinho Verde. São elas: Amarante, Ave, Baião, Basto, Cavado, Lima, Monção, Paiva e Sousa.
Vinhos verdes a especialidade de Portugal
O Vinho Verde é representado por vinhos brancos das castas: Alvarinho (principal) Arinto, Avesso, Azal, Batoca, Loureiro e Trajadura e por vinhos tintos das castas: Alvarelhão, Amaral, Borraçal, Espadeiro, Padeiro, Pedral, Rabo-de-Anho e Vinhão.

O Alvarinho proporciona um vinho extraordinário, de cor amarelo claro ou ligeiramente dourado, aroma sutil de frutas cítricas, sabor fresco, com acidez marcante, leve "agulha" e um teor alcoólico de até 12%, mais alto que os demais verdes, o que garante a ele uma maior longevidade. Os vinhos verdes devem ser tomados no ano seguinte ao ano da colheita, pois passado esse período, há o risco de se descaracterizarem.
O Alvarino, entretanto, convém estagiar um ano em garrafa para desenvolver sua complexidade aromática, acidez correta e da incomparável elegância.
Harmoniza-se perfeitamente com pratos leves, como: saladas, pescados, frutos do mar e peixes em conserva como a sardinha.


Fonte: Por Armando Carlos Bisogni - Sommelier e Engenheiro Agrônomo
http://bbel.uol.com.br/culinaria/post/vinhos-verdes-a-especialidade-de-portugal.aspx

2 comentários:

Eva disse...

Oi lindinha, adoro conhecer vinhos, obrigada, beijinhos e boa noite!

Ale Quejinho disse...

Nossa que blog mais lindo. Minha primeira vez por aqui e ja estou amando. Sou mova neste mundo e vim deixar um convite para visitar meu cantinho. Se gostar, me siga que ficarei honrada.
Ale